quinta-feira , 28 março 2024
Home » Estado » Aprovado projeto que combate receptação ilegal de cargas

Aprovado projeto que combate receptação ilegal de cargas




cargas
Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto de lei (PL) que dispõe sobre o cancelamento da inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais (CGC/TE) do estabelecimento comercial que adquirir, distribuir, entregar, armazenar, possuir em depósito, transportar, vender ou expor à venda mercadoria de origem ilícita ou não comprovada. 

Trata-se do PL 43/2018, que pretende combater efetivamente qualquer forma de receptação ilegal de cargas, bem como outros crimes relacionados a este (furto e roubo). A ação é resultado de uma atuação conjunta da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e possibilitará ao Estado a redução da criminalidade e o aprimoramento das medidas de combate à sonegação fiscal – e, consequentemente, aumento de arrecadação.

O cancelamento da inscrição no CGC/TE acarretará aos sócios, proprietários e administradores do estabelecimento penalizado o impedimento de exercer o mesmo ramo de atividade, mesmo que em outro estabelecimento, a proibição de obter inscrição de nova empresa no mesmo ramo de atividade e a imposição de multa correspondente ao dobro do valor das mercadorias de origem ilícita.

Todas as ocorrências de furto, roubo, apropriação indébita e receptação registradas pela Polícia Civil serão imediatamente comunicadas à Delegacia de Roubo e Furto de Carga (DRFC/DEIC), que tomará as medidas cabíveis com urgência, para maior celeridade dos inquéritos.

Fonte: Ascom CC e SSP



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *