terça-feira , 16 abril 2024
Home » Geral » Assistência Social recadastra idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada

Assistência Social recadastra idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada




O município de São Leopoldo estima que 850 idosos atendidos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam atualizar seus cadastros. Para manter o benefício no próximo ano, o prazo para inscrição no Cadastro Único é até o dia 31 de dezembro de 2017 junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua região.

“É muito importante, principalmente na atual conjuntura em que sofremos cortes de direitos, inclusive na Assistência Social, assegurar os benefícios para os idosos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Ângela Machado.

De acordo a secretária, a Sedes também está buscando o apoio das entidades, conselhos e associações de moradores para que a informação chegue até os beneficiários.

Caso não seja feita a atualização, o BPC será suspenso a partir de janeiro de 2018.

 

Documentos necessários para cadastro do benefício

O cadastro pode ser feito pelo Responsável Familiar (RF)- deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC, basta que resida na mesma casa do beneficiário e que divida as reponsabilidades com despesas e renda. Para o recadastramento, é necessário levar os seguintes documentos: CPF, RG, Carteira de Trabalho/ comprovante de rendimentos de todas as pessoas da família e comprovante de residência.



Saiba mais

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/ LOAS) é um benefício socioassistencial continuado pago pelo INSS. BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas e com renda familiar per capita até ¼ de salário-mínimo.

Onde fazer o Cadastro Único

Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

CRAS Centro

Av. Osvaldo Aranha, 56 – Bairro Centro

Fone: (51) 3566.1555

crascentro@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Leste

Rua Arthur Georg, 90, Feitoria

Fone: (51) 3554.0402

crasleste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Norte

Av. Henrique Bier, 2043 – Bairro Campina

Fone: (51) 3572.3196

crasnorte@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Nordeste

Rua Mauá, 2141 – Bairro Santos Dumont

Fone: (51) 3591.4606

crasnordeste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Oeste

Rua Vicentina Maria Fidélis, 350 – Bairro Vicentina (junto ao Parque do Trabalhador)

Fone: (51)3592.8467 e (51)3572-0069

crasoeste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

Horário de atendimento ao público realizado pelos CRAS: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas sextas-feiras o atendimento ao público ocorre somente no turno da tarde, das 13 às 17h.

 

Fonte: Decom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *