quinta-feira , 25 abril 2024
Home » Geral » Aplicação de botox na cadeira do dentista

Aplicação de botox na cadeira do dentista




botoxPinças, brocas, colher de dentina, espátulas e o espelho não são mais as únicas estrelas na rotina de trabalho da Ortho Advance Odontologia Especializada, de São Leopoldo. Réguas, calculadoras e até mesmo lápis cor da pele foram juntados ao kit de instrumentos desde o ano passado, quando a clínica foi uma das pioneiras na região a aplicar a toxina botulínica, o popular botox, e preenchedores dérmicos. Isso mesmo.

O consultório odontológico não é mais lugar para cuidar só dos dentes, mas para cuidar também da estética facial. “Há meses trago minha filha para tratar os dentes e descobri que podia colocar botox. Fiz um total de 17 pontos na testa, lado dos olhos e acima do lábio”, conta Elina Linderce, de Novo Hamburgo. “Esse é meu segundo procedimento. E mesmo sendo simples, é fundamental a confiança no profissional”, complementa satisfeita com os resultados.

Ir ao consultório odontológico para amenizar rugas ou fazer outros tratamentos estéticos faciais pode soar estranho. Entretanto, a atuação está legalmente amparada pelos Conselhos Federal de Medicina e de Ondontologia. A permissão foi dada desde o ano passado, quando autorizaram os cirurgiões-dentistas a usarem a toxina botulínica e os preenchedores faciais para fins estéticos em seus pacientes.


“A regulamentação reforça o entendimento de que o cirurgião-dentista é o profissional que tem o domínio, conhecimento da região facial tanto ou mais do que o médico, portanto, é capacitado para fazer as intervenções”, justifica Maxuel Cardoso Ramos, diretor da Ortho Advance e mestre em cirurgia e tratamento buco maxilo facial.

Linha de Segurança

Entre uma medicação e outra e cálculos para saber o quanto de toxina será utilizado em cada ponto, o cirurgião-dentista explica que embora simples, o procedimento exige cautela e cuidados. “Trabalhamos com uma linha de segurança para obter os resultados almejados. Dependendo da forma de aplicação, ao invés de levantar a aba da sobrancelha pode cair, por isso o cuidado”, exemplifica. Outra regra seguida à risca na Ortho Advance é o descarte da seringa no mesmo procedimento. “Isso é uma particularidade nossa. O material é trocado de aplicação em aplicação, conforme a região da face do paciente.”

Mais do que beleza, a toxina botulínica é um grande aliado no tratamento dentário. Foi com este propósito que a auxiliar administrativa Janaína Avello, de São Leopoldo, se submeteu ao procedimento. Depois de fazer uma gengivoplastia, Janaína queria amenizar o volume do sorriso. “O botox entra como complemento nesse processo, ao relaxar a musculatura do lábio, provoca o atenuamento do sorriso gengival”, comenta o cirurgião-dentista.

Efeito vacina

Maxuel explica, ainda, que a toxina tem efeito vacina. Isso que torna necessário a espera de pelo menos quatro meses para fazer nova aplicação, mesmo que seja em outra área. “Em pacientes recorrentes de consultório, a toxina deixa de fazer efeito. Por isso da importância de respeitar o prazo de espera.” Segundo ele, a toxina botulínica tem duração média de seis meses, porém depende da intensidade da força muscular de cada um. Após este prazo precisa ser reaplicada para manutenção do resultado obtido.

Indicado para homens e mulheres a partir dos 18 anos, o uso da toxina botulínica exige alguns requisitos mínimos, como não consumir bebidas alcoólicas 48 antes e depois do procedimento. Após a aplicação, o paciente não pode dormir nas seis horas seguintes. O motivo é não ter o risco de pressionar os pontos e se difundirem para regiões que não são alvo. Sem edemas, os resultados começam a ganhar pico a partir do 15º dia e até o 30º dia todo o ciclo está completo.

A atuação da Ortho Advance Odontologia Especializada não se limita a toxina botulínica e preenchedores dérmicos. Técnicas como harmonização orofacial – como lifting de papada e bichectomia, cirurgia para reduzir as bochechas virou mania entre as famosas. Pacientes de várias cidades já conhecem o trabalho da clínica, localizada na Avenida Imperatriz Leopoldina, 64, em São Leopoldo.

 

Fonte:  Ortho Advance Odontologia Especializada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *