quinta-feira , 18 abril 2024
Home » Geral » Apadrinhamento Afetivo está com inscrições abertas

Apadrinhamento Afetivo está com inscrições abertas




apadrinhamentoContribuir para que crianças e adolescentes que vivem em abrigos tenham a possibilidade de construir e manter vínculos afetivos fora da instituição. Este é um dos principais objetivos do Programa Apadrinhamento Afetivo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal Desenvolvimento Social (Sedes), a iniciativa chega a 14ª edição e as inscrições ocorrem até o dia 30 de setembro. Pessoas interessadas em apadrinhar uma criança ou adolescente podem agendar uma entrevista pelo telefone 3568.7176 – ramal 212, com as assistentes sociais Luciane Warnava ou Sinara de Souza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

São Leopoldo possui quatro acolhimentos Institucionais: Associação para o Projeto Amor (Apramor), Casa Clara e Francisco, Casa Aberta e a Casa Municipal de Acolhimento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Castilhos, o programa é uma manifestação de afeto e atenção. “Ele possibilita que os apadrinhados recebam aconselhamento, apoio e acompanhamento escolar. Isto amplia as suas oportunidades de convivência social e comunitária”, diz.

Critérios para participar do apadrinhamento

– Ter interesse de efetivamente participar da vida do(a) afilhado(a);

– Ter mais de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre a criança/adolescente, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;

– Inscrever-se na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES (Rua São Joaquim, 600 – Centro);

– Realizar entrevista preliminar com a equipe técnica do programa;

– Apresentar a documentação solicitada;

– Participar das Oficinas de Sensibilização e do Encontro de Integração.



Afilhados

Os candidatos a afilhados são crianças e adolescentes, meninos e meninas, em idade escolar, acima de 6 anos, que se encontram em medida de proteção em acolhimento institucional. Estas crianças/adolescentes necessitam da convivência familiar e comunitária e os padrinhos afetivos poderão contribuir para o melhor desenvolvimento psicossocial.

Fonte: Decom

 

Acesse a nossa fanpage: www.facebook.com/jornalsaoleo, curta a nossa página e compartilhe o nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *