quinta-feira , 28 março 2024
Home » São Leopoldo » Maio Vermelho alerta sobre câncer de boca

Maio Vermelho alerta sobre câncer de boca




Maio foi escolhido como o mês de luta contra o Câncer Bucal. A Secretaria da Saúde aproveitará a mobilização do dia D contra a gripe, no sábado (12), para chamar a atenção para a prevenção do câncer. Os principais aconselhamentos são: manter boa saúde e evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Em São Leopoldo a campanha de conscientização sobre o câncer bucal oferecerá à população exames preventivos realizados por cirurgiões dentistas. No sábado, os cirurgiões dentistas estarão nas unidades de saúde, fazendo avaliações para detecção de alterações e lesões. Além disso, na semana entre os dias 21 e 25 de maio as unidades de saúde realizarão atividades de orientação e os dentistas disponibilizarão turnos específicos para exame de detecção de qualquer alteração nos lábios e boca.

UBS que terão atendimento bucal no dia D: Materno, Trensurb, Rio Branco, Imigrante, Padre Orestes, Scharlau, Campina e Vicentina, das 8h às 17h.

Importância do diagnóstico precoce

O autoexame da boca deve ser realizado a cada seis meses. Os consumidores de álcool e fumo devem ficar mais atentos e fazer uma avaliação com um profissional pelo menos uma vez ao ano. É muito importante o diagnóstico precoce, através de exames de rotina realizados por profissionais de saúde. Dessa forma as lesões na boca podem ser diagnosticadas no início, antes de se transformarem em câncer, aumentando as chances de cura.

Sintomas

É fundamental ficar atento aos principais sinais e sintomas de alerta, como o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam por mais de duas semanas, ulcerações superficiais com menos de 2 centímetros e indolores, podendo sangrar ou não, além de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Os principais fatores de risco são o vício em fumar cigarros ou cachimbos, consumo frequente de álcool e, no caso do câncer de lábio, a frequente exposição solar sem proteção. Outras causas que predispõem o câncer bucal são má higiene bucal, traumas constantes provocados pelas próteses dentárias mal ajustadas e queimaduras repetitivas ocorridas por alimentos e bebidas muito quentes nas mucosas orais, predispondo o aparecimento de neoplasias.

A partir dos exames, as pessoas que apresentarem lesões suspeitas serão encaminhadas para consulta com especialistas.

Sinais de alerta

– Feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias;
– Áreas vermelhas ou brancas na boca;
– Sangramentos sem causa conhecida;
– Rouquidão persistente;
– Dificuldade para falar; mastigar ou engolir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *