sábado , 20 abril 2024
Home » Educação » São Leopoldo deve receber etapa estadual de evento de robótica educacional

São Leopoldo deve receber etapa estadual de evento de robótica educacional




robótica
Reunião serviu para avaliar o andamento do novo Projeto de Robótica implantado no colégio este ano. Foto: Divulgação

Na expectativa de receber em São Leopoldo a etapa estadual do Robotics Experience 2018, maior evento de robótica do Sul do país, previsto para o dia 10 de novembro, a direção do Colégio Luterano Concórdia recebeu, nesta segunda-feira, representantes da Robomind Robótica Educacional, empresa sediada em Blumenau/SC especializada na utilização de recursos tecnológicos para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças na fase escolar. O objetivo do encontro era avaliar o andamento do novo Projeto de Robótica implantado este ano no colégio.

“Estamos visando ao aprimoramento do nosso projeto, para qualificar mais os processos e a aprendizagem dos alunos”, explica Nelci Naor Sanger, diretor do Colégio. “Também estamos acertando os detalhes da etapa estadual do evento Robotic Experience, que será realizado aqui no dia 10 de novembro. Esta ação é inédita para nós e estamos orgulhosos de fazer parte dela”. ​​

O encontro

Estiveram na reunião, pela Robomind, André Sala (diretor de Relacionamento), Graziela Sala (diretora Administrativa da Robomind) e Fabiano Freitas (parceiro local). O Colégio Concórdia participou com Francini Scipioni Belau (​coordenadora Pedagógica) e com o diretor Nelci Naor Senger.



Projeto Robótica

O projeto de robótica educacional da Robotics é um conjunto de atividades aplicadas para crianças a partir dos nove anos anos em aulas semanais com duração média de 1 hora e 30 minutos cada. Vista como uma ciência altamente complexa, pois envolve e articula conceitos de matemática, engenharia, física, lógica de programação e informática, a robótica educacional proporciona a experiência de utilizar a tecnologia como uma ferramenta capaz de solucionar problemas e os desafios que são encontrados nos diversos contextos da realidade.

A cada aula, são apresentados temas relacionados ao cotidiano do aluno e cenários desafiadores que estimulam a busca de soluções por meio da construção e programação de mecanismos robóticos feitos com um kit de robótica. A dinâmica das aulas, com foco no trabalho em equipe e na divisão de tarefas, estimula a sociabilização, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como a cooperação, pró atividade, gerenciamento de conflitos, comprometimento, foco em resultados e o raciocínio lógico.

Um dos exemplos ocorreu com a turma do 4º ano, que na aula de Robótica fez montagens revisando os conteúdos trabalhados na disciplina de Ciências. Os grupos criaram ambientes onde ocorreram deslizamentos, erupções vulcânicas, terremotos, entre outros. Conforme o diretor, o projeto de Robótica, a Feira Regional de Iniciação Científica, os Jogos Azul e Branco e os projetos Inglês Todos os Dias e Positivo English Solution integram atualmente o conjunto de inovações responsáveis pelo crescimento da qualidade do ensino e do índice de satisfação das famílias ocorridos no Colégio Concórdia nos últimos três anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *