sexta-feira , 29 março 2024
Home » Geral » Adote uma lixeira e ajude a manter São Leopoldo limpa

Adote uma lixeira e ajude a manter São Leopoldo limpa




Lixeira depredada. Foto: Tiago Assis

Em 2015, 150 lixeiras foram instaladas no bairro Centro de São Leopoldo e principais praças da cidade. Desde então, mais de 100 desses instrumentos já foram depredados. Com 15 funcionários fazendo a varrição e manutenção dessas lixeiras, são poucos os casos em que o objeto pode ser recuperado.

“Quando é algo que exige um reparo mínimo, como uma cinta ou tampa, conseguimos consertar, mas em casos mais expressivos temos que nos desfazer das lixeiras”, informa Gilmar Zwetsch, diretor de Limpeza Pública da Secretária Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb).
Com o objetivo de manter limpa a cidade, a Prefeitura de São Leopoldo possibilita a adoção de novas lixeiras através de um projeto focado na publicidade.
Admitida pela Lei Municipal nº 8.608/2017, a iniciativa “Adote uma lixeira” funciona como um termo de cooperação entre a prefeitura e as empresa privadas.  A quantidade de lixeiras que devem ser instaladas é determinada por contrato e, para pleno funcionamento da parceira, algumas regras devem ser seguidas.
Os objetos, que possuem capacidade de 50 litros para resíduos e são acompanhados por um suporte em aço carbono na cor preta, devem conter a inscrição “Adote uma lixeira – Lei Municipal nº 8.608/2017”, podendo portar ainda um adesivo com nome e/ou logomarca da instituição ou empresa privada, entidade social ou pessoa física parceira. A instalação deve ser feita a cada 100 metros, preferencialmente em esquinas, fora das faixas livres de circulação.
Não é permitida a veiculação de marcas de cigarros, bebidas, propagandas que atentem ao pudor, siglas de partidos políticos, seitas religiosas e nomes de detentores de cargos eletivos ou candidatos.
Em caso de flagrante de depredação de lixeiras em qualquer ponto do município, deve ser contatada a Ouvidoria da Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, através do número 156, ou a Guarda Civil Municipal, através do 153.
Fonte: SCom/PMSL



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *