O secretário de Saúde (Semsad) Marcel Frison, alertou pela gravidade da situação. “Fizemos uma live com o prefeito Vanazzi ontem já anunciando nossas medidas de reforço do atendimento da nossa população e hoje aqui no Comitê estamos reforçando esse alerta, pois precisamos sensibilizar a todos e todas e precisamos mudar o comportamento diante da gravidade da pandemia. Se ficar aumentando assim, teremos uma situação como foi em março do ano passado com tudo lotado e muitos óbitos”, alertou Marcel.
Também reforçou que a Prefeitura abriu a partir de hoje um novo local de atendimentos para pacientes sintomáticos gripais junto à UBS Pinheiro das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. “Além desse local que abrimos hoje, estamos em busca de mais profissionais para ampliar o atendimento tanto reabrindo o Contêiner no Centenário, como na UBS Padre Orestes. Além disso, estamos com todos os esforços no sentido de ampliar e garantir cada vez mais o acesso da vacinação”, informou.
A presidente do Hospital Centenário Lilian Silva destacou que diariamente vem enfrentando o aumento da demanda. “Nos surpreendemos com a lotação em tão pouco tempo. Há poucos meses comemoramos a UTI vazia pela primeira vez, e o que estamos vendo novamente é esse crescimento da procura e a gravidade dos casos para internações”, ponderou Lilian.
O secretário Geral de Governo (SGG) Nelson Spolaor, ponderou a necessidade de informar o Comitê tanto das medidas já anunciadas pelo Governo, quanto das decisões da administração de reforçar ações de conscientização e fiscalização como blitz no transporte público, ações de orientações nas praças e locais de aglomeração. “A cidade vai tomar medidas, temos responsabilidade sobre a vida das pessoas, e cuidar das pessoas tem sido a nossa marca nessa pandemia, por isso é tão importante esse espaço de diálogo.Vamos seguir reforçando as medidas, seguindo exigindo o passaporte de vacinação para acessar o Centro Administrativo, Semae e Iaps e vamos prosseguir discutindo a questão do passaporte vacinal nas próximas reuniões”, afirmou Spolaor.
André Rotta do Pólo Gastronômico afirmou a preocupação com o aumento de casos. “Se comparar o gráfico do painel Covid, vemos um crescimento de casos positivos nas últimas semanas como foi nos piores momentos da pandemia, isso acende uma preocupação com o aumento das internações”, ponderou.
Em novo decreto a ser publicado pela Administração, além do reforço nas medidas sanitárias já vigentes no decreto de calamidade pública, constará o limite de duas pessoas por família para acesso aos mercados e assemelhados.
As informações sobre os casos positivos, ativos, acesso aos resultados de exames, bem como os dados da vacinação em São Leopoldo, estão disponíveis e atualizadas diariamente pelo site: www.saoleopoldo.rs.gov.
(SCom)