Diante da nova onda de contágio por conta da variante Ômicron da Covid-19, diversas medidas vêm sendo adotadas na ampliação de acesso aos serviços de saúde da população, bem como da necessidade de frear o avanço da pandemia. Nesse contexto, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi reuniu na manhã desta segunda-feira, 24 de janeiro, o Comitê Municipal de Atenção à Covid-19, instância paritária do governo e da sociedade civil de São Leopoldo, para informar ao conjunto dos integrantes as medidas que a administração vem realizando como forma de ampliar os serviços de saúde. Ainda se discutiu as medidas sanitárias em vigor, sua aplicação e o reforço da fiscalização ao cumprimento das mesmas. O encontro de forma online, destacou a necessidade de redobrarem os cuidados, o uso da máscara e álcool gel, tanto na indústria, comércio e nos serviços, bem como no poder público, onde já se tomou como medida o rodízio, e a exigência do passaporte de vacinação para o acesso tanto de servidores como da população em geral.
O prefeito Ary Vanazzi, acompanhado de secretários municipais, e dos demais membros que compõem o Comitê destacou o esforço no enfrentamento da variante ômicron. “Os dados trazem preocupação, com uma variante que traz contaminação em massa. A vacina tem mostrado resultado e tem nos protegido muito”, disse. “Precisamos retomar o diálogo com as pessoas e o setor empresarial para que sejam retomados os cuidados, através de uma campanha de conscientização. As empresas e o comércio pedindo vacinação aos funcionários ajudaria muito na contenção do vírus. O sucesso de São Leopoldo nesta pandemia se deu pela força de trabalho e de diálogo”, finalizou o prefeito.
O titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), Marcel Frison, alertou sobre a nova onda de casos e sobre as medidas adotadas para ampliar os serviços para a população. “A situação é crítica sobre esses números de casos, tivemos um fim de semana preocupante com superlotação da UPA. A ômicron atinge uma escala de contaminação muito alta, o que pode colapsar o sistema”, falou. “Adquirimos mais 5 mil testes junto à Feevale e vamos abrir novos pontos de testagem para a população, o contêiner do Hospital Centenário e um junto à UBS Padre Orestes, também estamos avançando cada vez mais na vacinação, com a quarta dose já para imunossuprimidos acima de 18 anos e a vacinação para crianças de 8 e 9 anos sem comorbidade a partir desta terça-feira” destacou Frison.
Apresentando o painel da Covid o representante do Pólo Gastronômico, André Rotta completou. “As hospitalizações ainda estão estáveis, mas em alguns lugares do país a ocupação da UTI já se aproxima de 80%, e devemos nos preocupar com esses dados para que não enfrentemos essa situação. Na região de São Leopoldo temos 838 casos confirmados nos últimos sete dias, o que dobra os 482 de algumas semanas atrás” afirmou.
A presidenta do Hospital Centenário, Lilian Silva, mostrou os números de internados no local e destacou o perfil dos pacientes e também destacou ações. “Temos quatro pessoas em leito de UTI, com um deles sem vacina. Além disso, temos 13 internações sem necessidade de tratamento intensivo, mas que requer atenção e destas, seis pacientes não têm aplicação de nenhuma dose. Para proteger as gestantes e puérperas positivadas, vamos organizar um espaço único e adequado”, contou. (SCom)
Uma das definições do Comitê, além do reforço efetivo no processo de orientação e fiscalização, diz respeito a inclusão no decreto de restrição de entrada de no máximo duas pessoas por famílias nos supermercados e similares, como forma de evitar aglomerações, sem trazer nenhum impacto na economia e reduzindo a circulação de pessoas sem necessidade. Além disso, a exigência de comprovante de vacinação em atividades que se assemelham a da realizada por casa de festas, como por exemplo um restaurante que tenha pista de dança em evento particular, passa a ter as mesmas exigências.
As informações sobre os casos positivos, ativos, acesso aos resultados de exames, bem como os dados da vacinação em São Leopoldo, estão disponíveis e atualizadas diariamente pelo site: www.saoleopoldo.rs.gov.br/
A próxima reunião do Comitê ficou agendada para a próxima segunda-feira, 31 de janeiro, às 11h. (SCom)