O evento é realizado pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, diversas associações de moradores, empresas, clubes de mães, escolas, representantes da comunidade e secretarias municipais. É umas das ações para divulgação do projeto e arrecadação de verba e para aproximar a população da Casa.
Mais sobre a Casa da Feitoria
A Casa da Feitoria Velha, construída em 1788, serviu de sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo, fazenda imperial administrada por portugueses e com mão-de-obra escravizada. Foi desativada em março de 1824 e, no mês de julho desse mesmo ano, abrigou os primeiros imigrantes germânicos, contratados pelo governo brasileiro. Deste núcleo nasceu a Colônia Alemã de São Leopoldo. Por esta razão, São Leopoldo recebeu o título nacional de “Berço da Imigração Alemã”, conforme Lei 12.394 de 04 de março de 2011.
Em 1980 a casa passou para o acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo – MHVSL, e em 1982 foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE. O MHVSL é uma instituição civil de caráter privado com finalidade pública, sem fins lucrativos, que depende da participação e doações de pessoas físicas e jurídicas para sua manutenção.
A Casa está há 3 anos fechada aguardando aprovação do Projeto para captação no mecanismo Pró-Cultura da Lei 13.490/2010. Em junho deste ano, obteve liberação para a captação de recursos. Esse financiamento pode ser feito por empresas que contribuem com ICMS, através de incentivo fiscal, o qual garante ao patrocinador o abatimento de 100% no ICMS (conforme tabela da LIC). A Casa necessita de uma restauração geral.
Fonte: Com informações do Museu Visconde de São Leopoldo