quinta-feira , 25 abril 2024
Home » Geral » Implantado sistema de manejo de podas em via pública

Implantado sistema de manejo de podas em via pública


Lançamento ocorreu na Praça do Imigrante



podasA Prefeitura de São Leopoldo iniciou nesta segunda-feira, 3 de julho, os trabalhos de poda e manejo de resíduos arbóreos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), através da Diretoria de Limpeza Urbana; e a Secretaria de Serviços Públicos. O lançamento do sistema de manejo ocorreu na Praça do Imigrante, e inclui podas, supressão de árvores e podas de levantamento de copa. Três tipos de veículos serão utilizados; caminhão cesto aéreo munck (locais altos); reboque triturador de galhos e caminhão coletor. As equipes vão atender prioritariamente as demandas da Defesa Civil, de árvores que oferecem risco à população.

O prefeito Ary Vanazzi declarou que esta gestão está reconstruindo e organizando o serviço público em São Leopoldo. “É um projeto para qualificar a limpeza da nossa cidade. Foi uma área que ficou totalmente desorganizada e gerou diversos problemas, pois as pessoas adquiriram o hábito de jogar sobras de podas em locais inadequados, sujando cada vez mais a cidade. Este projeto vai melhorar as condições para podermos fiscalizar e punir que descarta este tipo de material em locais irregulares”, disse o Prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, a nova sistemática de manejo permitirá a produção de adubo orgânico. “Todo material é triturado e depois poderá ser encaminhado para uma composteira. O adubo resultante da compostagem será utilizado nos canteiros e praças da cidade. Vamos começar por árvores que estão em situação de risco”, disse o secretário.

O investimento calculado pela Prefeitura é de cerca de R$ 55 mil por mês. A TRV Transportes, empresa que ganhou a licitação, terá um contrato de 1 ano a partir deste mês de julho para realizar o trabalho. 

Interessados em resolver a situação de podas nas ruas devem abrir protocolo com o pedido do serviço através do 156. Em seguida, biólogos da Semmam realizam vistoria no local para averiguar a necessidade do serviço de poda ou supressão das árvores.

Podas de árvores devem ocorrer para manter a qualidade da iluminação pública; impedir bloqueio de sinalização de trânsito; retirada de troncos e galhos doentes; evitar danos na rede elétrica e para reequilibrar a estrutura do vegetal.

Fonte: Decom

Foto: Charles Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *