sexta-feira , 29 março 2024
Home » Esporte » Irmãos Calvetti conquistam ouro e bronze no judô dos Jogos Escolares da Juventude

Irmãos Calvetti conquistam ouro e bronze no judô dos Jogos Escolares da Juventude




João e Gabriela estudam no Colégio La Salle Niterói, de Canoas, e treinam na Sogipa – Foto: Washington Alves.

Os irmãos gaúchos João e Gabriela Calvetti conquistaram, na noite de sábado (24), as medalhas de ouro e de bronze, respectivamente, no judô dos Jogos Escolares da Juventude – JEJ 2018, para atleta de 15 a 17 anos. João venceu o sergipano Vinícius Oliveira por waza-ari no golden score, na decisão da categoria até 55 kg, enquanto Gabriela derrotou a paranaense Fabíola Oganauskas por ippon na disputa pela medalha de bronze da categoria até 48 kg. Ainda no sábado, o judoca Juliano Vontobel também conquistou ouro.

João e Gabriela estudam no Colégio La Salle Niterói, de Canoas (RS), e treinam na Sogipa. Aos 16 anos, ele disputou a sua quarta edição dos Jogos Escolares da Juventude e nunca havia subido ao pódio nas disputas individuais: “Só medalhei na competição por equipe. Essa é a primeira medalha e foi logo de ouro”.

Gabriela, por sua vez, conquistou um incrível tricampeonato do JEJ na disputa para atletas de 12 a 14 anos, entre 2015 e 2017. Nesse ano a jovem atleta de 15 anos enfrentou adversárias dois anos mais velhas e mesmo assim voltou ao pódio. Inseparáveis, os dois irmãos comemoraram muito as conquistas.

“Ele entrou no judô com três anos e eu fazia balé. Aí teve um dia que eu vi o treino dele e eu quis fazer também. Desde então nunca parei. Não consigo nem fazer muitas outras coisas porque gasto muito tempo fazendo judô. É treino físico na academia e duas horas treinando no tatame de segunda a sexta-feira”, disse Gabriela.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro. As seletivas são promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), que viabiliza a presença da delegação no campeonato. Este ano, mais de 250 atletas gaúchos representam o Estado no JEJ. (Sedactel)



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *