Nesta terça-feira, 5, a sede de São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – dará início as atividades relativas à Semana do Meio Ambiente, associando a prática filosófica a ações ecológicas, em sintonia com a natureza.
Conforme a diretora da Instituição, Bárbara Klimiuk Sinigaglia, “tudo o que aprendemos para tornar nossa vida mais viável está associado ao contexto no qual existimos. Neste caso, observar a natureza, seus ritmos, pode nos fazer ter uma percepção de mundo e de realidade maiores, e um mais amplo repertório de escolha para as nossas decisões e ações.”
Nesse cenário, a Aula Aberta, desta terça-feira, com início às 20horas, trará como tema “Ecologia Mental. Somos parte do Meio Ambiente.” Este diálogo com a comunidade deverá incentivar a reflexão sobre a indiferença e/ou os descuidos em relação ao ambiente natural que podem ser observados a partir de idéias distorcidas, como se fossemos separados da natureza.
A professora faz um exercício associando ecologia com harmonia, e harmonia com equilíbrio, fluxo, vida. “Assim, ecologia mental se relaciona a termos idéias sem dogmatismos ou radicalismos, e sim, sermos capazes de análise, síntese, comparação, integração, inteligência, reflexão e discernimento.”
BOAS PRÁTICAS
Já na quarta-feira, 6, às 20horas, será realizada uma palestra sobre “Vantagens Ambientais, Sociais e Econômicas da Coleta Seletiva do Lixo”, que será ministrada por Luiz Henrique Scharlau.
O palestrante é Secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo, Professor de Ciências e Especialista em Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.
“Boas práticas nascem da percepção da realidade de cada ser humano” – observa Bárbara – ao destacar que a proposta da Nova Acrópole é propiciar o acesso a conhecimentos que favoreçam a ampliação de percepções e tomadas de decisões.
E no domingo, 10, as atividades serão realizadas na Praça Amadeo Rossi. Pela manhã, das 8h30min às 11h, será a vez do voluntariado ecológico com ações de limpeza e cuidados com as árvores.
Já na parte da tarde, das 14h às 18h, serão realizadas atividades filosóficas e culturais de interação com o público. (Nova Acrópole)
Mais notícias
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”