Conforme a Chefe da Polícia Civil gaúcha – que também é a Presidente do CONCPC –, Delegada Nadine Anflor, o comitê no Rio Grande do Sul terá como objetivo estabelecer ferramentas que viabilizem o acompanhamento de indicadores relacionados ao atendimento dos policiais aos cidadãos e propor a criação de uma pesquisa de satisfação do usuário. “Queremos mapear os pontos a serem melhorados e acompanhar a sua evolução, além de propor medidas para o aprimoramento de um protocolo de atendimento”, explica. Ainda segundo ela, o comitê será responsável por estabelecer metas e objetivos de atendimento que deverão ser observados pelos Delegados em seus órgãos policiais.
Embora a criação de um comitê com esse propósito seja novidade na Polícia Civil gaúcha, não é de hoje que a Instituição tem voltado um olhar mais atencioso à questão. Prova disso foi a implementação, ainda em 2019, da Sala das Margaridas, considerada hoje uma das políticas mais importantes no combate à violência doméstica. “Uma das premissas da Sala das Margaridas estabelece a qualificação dos servidores que atuam nessas unidades. Qualificação e treinamento constante para que o serviço de atendimento prestado às mulheres vítimas desse crime seja capaz de cumprir com o seu propósito, o de quebrar com o ciclo de violência”, garante.
De outra forma, a estrutura das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) espalhadas pelo estado também tem recebido constantes melhorias, o que, direta e indiretamente, acaba por influenciar a forma como o atendimento é prestado ao cidadão. “Não basta só qualificar o servidor policial, também se faz necessário investir na estrutura pública, de forma a criar um ambiente que oportunize melhores condições de trabalho aos agentes e Delegados que lidam diariamente com o público”, declara.
Qualificação continuada
Mas a busca por bons resultados não vem apenas com cobranças. O grupo recém estabelecido também deverá propor a realização de cursos que capacitem os servidores policiais que atuam no atendimento direto ao público. “Sabemos que o desafio desse tipo de trabalho é uma constante para os servidores, por isso, contaremos com o apoio da Academia de Polícia para manter os policiais constantemente atualizados e preparados para o atendimento ao cidadão”, garante Nadine. (PC)