Ao todo 65 Policiais Civis de SC, oito Policiais Civis do PR e seis Policiais Civis do RS cumpriram nove prisões temporárias, 21 mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão. As medidas cautelares foram expedidas pelo 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú e são frutos de investigação de aproximadamente 01 (um) ano pela Polícia Civil Catarinense.
Grupo criminoso captava gaúchos e paranaenses
De acordo com as investigações, um grupo criminoso envolvendo integrantes de centros de formação de condutores da região de Balneário Comboriú, do período de 2012 à 2016, captou inúmeras pessoas residentes nos estados no Rio Grande do Sul e Paraná, a fim de realizarem exames e cursos naquela cidade.
Os condutores captados para realização dos exames de habilitação oriundos dos Estados do RS e PR, apresentaram declarações de residências ideologicamente falsas, formalizadas por pessoas ligadas diretamente aos CFC’s, a fim de realizarem os exames e, por sua vez, obterem a CNH. Há casos, inclusive, que foram constatadas a apresentação de faturas de empresas de telefonia falsificadas, exclusivamente com o fim de transferir o procedimento para Santa Catarina. As investigações contaram com a apoio da Gerência de Habilitação do DETRAN/SC.
A Polícia Civil Catarinense não medirá esforços e continuará exercendo sua atribuição constitucional de Polícia Judiciária, investigando e combatendo fraudes nos procedimentos de obtenção de Carteiras Nacionais de Habilitação.
A Operação é coordenada pela Polícia Civil Catarinense, por meio da DCCPP – DEIC (Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público da Diretoria Estadual de Investigações Criminais) e 29ª Delegacia Regional de Balneário Camboriú e conta com o apoio das Corregedorias da Policia Civil e DETRAN/SC, Gerência de Habilitação do DETRAN/SC e ainda, das Polícia Civis dos estados do Rio Grande do Sul (por meio das Delegacias de Uruguaiana e Taquara) Paraná (por meio do COPE – Centro de Operações Policiais Especiais).
Fonte: Polícia Civil SC