quarta-feira , 24 abril 2024
Home » Estado » Polícia Civil e Brigada Militar coíbem comércio ilegal de óculos impróprios ao uso

Polícia Civil e Brigada Militar coíbem comércio ilegal de óculos impróprios ao uso




Polícia Civil e Brigada Militar coíbem comércio ilegal de óculos impróprios ao uso – Foto: Polícia Civil – Imprensa

A Polícia Civil, por meio da 17ª Delegacia de Polícia, em conjunto com a Brigada Militar, na manhã desta quinta-feira (28), deflagrou a Operação Integração IV, no centro da Capital. O objetivo é combater crimes contra a saúde pública que ocorrem por meio do comércio ilegal de óculos de grau impróprios para o uso. Aproximadamente três mil óculos, de grau e de sol, fabricados fora da normatização prevista em legislação específica foram apreendidos no centro da Capital.

Os policiais civis e militares fiscalizaram a ação de ambulantes no centro de Porto Alegre para verificar a comercialização desses óculos, na maioria feitos de lixo reciclável e que são vendidos irregularmente em vários pontos do centro.

Segundo o delegado Fernando Soares, a venda desses óculos é prejudicial à saude do consumidor. “Estes produtos são fabricados a partir de lixo reciclável e não seguem a normatização prevista na lei específica sobre o assunto. São vendidos sem receita médica e podem causar sérios riscos à população”, disse o delegado.

Conforme o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do RS (Sindióptica), André Luiz Roncatto, esses produtos que estão sendo comercializados na rua não tem qualidade e podem causar riscos irreversíveis à saúde visual. “São produtos ilegais, financiados pelo crime organizado, que ficam expostos na rua para a venda e com valores atrativos. A população é iludida por essas organizações criminosas porque não tem a dimensão dos danos cumulativos e irreversíveis que esses óculos podem causar à saúde visual, inclusive cegueira.

O material apreendido será encaminhado à perícia para comprovar a materialidade do delito.

Fonte: Polícia Civil



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *