Jornal São Leo

Prefeitura convoca população para dia D de vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe

O próximo sábado, 12 de maio, marca o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Em São Leopoldo, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para atender a população. Até o momento, foram aplicadas 12 mil doses das 67.044 destinadas ao público-alvo, o que equivale a 24% do total. A meta é alcançar 90% de imunização com homogeneidade nos grupos prioritários para vacinação que abrange: Idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e população com comorbidades.

De acordo com o secretário da Saúde Ricardo Charão, o Dia D serve para chamar a atenção para a doença antes da chegada do inverno. “A receptividade da comunidade está sendo muito boa. Por ser no sábado, o dia D é uma oportunidade, por exemplo, para pais e mães que trabalham levarem os filhos para serem vacinados”, ressaltou.

A campanha se estende até o dia 1º de junho. Para garantir a proteção no inverno, a vacina deve ser aplicada entre abril e maio. O Ministério da Saúde garante que a campanha será realizada no período ideal, antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

Serviço para o Dia D

UBS que terão atendimento no dia D: Materno, Trensurb, Rio Branco, Imigrante, Padre Orestes, Scharlau, Campina e Vicentina, das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia. Cada UBS está se organizando conforme a sua realidade. As unidades de saúde que contam com um vacinador distribuirão o número de fichas dentro da capacidade de atendimento. Se terminar os procedimentos antes de fechar a unidade, serão distribuídas mais fichas, respeitando o horário da sala de vacinas.



Mais notícias

Sair da versão mobile