sexta-feira , 29 março 2024
Home » Consumo » Procon-RS alerta para necessidade de recalls de veículos no mês de julho

Procon-RS alerta para necessidade de recalls de veículos no mês de julho




Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor – Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini

A Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. promove campanha de chamamento dos veículos da marca Audi, modelos A4 Avant 2.0, ano modelo 2013 e 2014; A4 Sedan 2.0, ano modelo 2013 e 2014; A5 Cabriolet 2.0, ano modelo 2012 a 2014; A5 Sportback 2.0, ano modelo 2012 a 2014 para substituição da bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor.

A empresa constatou que partículas no líquido de arrefecimento provenientes de agentes externos ou penetração de umidade na eletrônica da bomba suplementar de arrefecimento do motor podem acarretar no bloqueio do componente. Se bloqueada ou em curto-circuito, a bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor pode superaquecer, com risco de incêndio no compartimento do motor, podendo ocasionar danos materiais e físicos aos ocupantes dos veículos e a terceiros.

A Kia Motors do Brasil Ltda. promove campanha de chamamento do veículo da marca Kia, modelo Carnival, ano modelo 2016 a 2019, produzidos entre 17 de junho de 2015 e 5 de fevereiro de 2018, chassis do 113707 ao 437433 devido à problema na unidade eletrônica de comando das portas deslizantes automáticas. Entre os riscos e implicações está a continuidade do fechamento da porta automática mesmo tendo sido constatada a existência de obstáculo, com possibilidade de resultar em lesão física às pessoas e/ou membros que eventualmente estejam na rota do trilho de fechamento da porta automática.

A Polaris do Brasil Importação e Comércio de Veículos e Motocicletas Ltda. promove campanha de chamamento referente aos veículos RZR XP Turbo e RZR XP 4 Turbo, modelo 2016 a 2018, fabricados entre 2 de outubro de 2015 e 9 de dezembro de 2017, para a substituição da cobertura da bomba de combustível.  A empresa constatou que alguns veículos foram fabricados com um conjunto de flange da bomba de combustível que, quando exposto a determinados produtos químicos, pode se degradar ao longo do tempo, podendo resultar em vazamento do combustível e, consequentemente, risco de incêndio, ocasionando danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.

A Polaris do Brasil Importação e Comércio de Veículos e Motocicletas Ltda. promove campanha de chamamento referente aos veículos RZR XP 1000 e XP4 1000, ano/modelo 2014 a 2018, fabricados entre 30 de setembro de 2013 e 3 de outubro de 2017 para substituição do protetor térmico. A empresa constatou que alguns veículos foram fabricados com defletor incapaz de isolar adequadamente o calor do escapamento, podendo resultar em derretimento de componentes próximos e, consequentemente, risco de incêndio, ocasionando danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.

A Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. promove campanha de chamamento dos veículos Audi, modelos Q5 2.0 e SQ5 3.0, ano modelo 2018 para fazer a sangria do sistema hidráulico do freio traseiro. A empresa constatou falha no processo de revestimento aplicado aos pistões do freio traseiro, que pode ocasionar acidente com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.  

Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), com as campanhas informadas ao DPDC desde 2002. Ao acessar o sistema, é possível localizar o recall referente ao produto pesquisado, com informações sobre o período de fabricação do produto, lotes afetados, data de comunicação do recall, aviso de risco, entre outras.

Fonte: Procon-RS



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *