quinta-feira , 18 abril 2024
Home » Educação » São Leopoldo participa do Programa Conecta Biblioteca

São Leopoldo participa do Programa Conecta Biblioteca




bibliotecaBuscando o empoderamento digital de jovens leopoldenses, a Biblioteca Municipal Vianna Moog está participando do Conecta Biblioteca, um programa nacional de estímulo à transformação social através das bibliotecas públicas. Junto a outras 91 cidades no país, São Leopoldo receberá o programa realizado pela ONG Recode e Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

De acordo com a diretora da biblioteca municipal, Daiane Andrade, o programa busca aumentar em 60% o número de usuários, e que pelo menos 1/3 desse público seja formado por jovens de 14 a 29 anos. “A fase inicial consiste em realizar uma pesquisa com a comunidade, voltada para um público que frequenta pouco a biblioteca, e que muitas vezes não tem acesso à internet, não tem acesso a cursos, não tem possibilidades de aprendizagem, de oficinas e cursos”, explica Daiane.  “A gente faz um chamamento para que os jovens nos ajudem na construção do programa. A pesquisa é para tentar identificar quais são as necessidades de atividades que os usuários percebem e que gostariam que a biblioteca pudesse proporcionar”, completa.

Serão realizadas três reuniões, no dia 3 de agosto, às 10h, 14h e 18h, para apresentar o programa e mobilizar os jovens. Não é necessária inscrição prévia. Atualmente a biblioteca possui 15 mil usuários cadastrados.

Saiba mais

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Fonte: Decom

Foto: Charles Dias

 

Curta a página do Jornal São Leo no facebook. Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *