sexta-feira , 19 abril 2024
Home » Educação » Projeto Viva Junto Unisinos será lançado nesta segunda

Projeto Viva Junto Unisinos será lançado nesta segunda


Espaços de conexão entre alunos para estimular a vida comunitária



Projeto Viva Junto Unisinos

O Projeto Viva Junto surgiu na Unisinos com o intuito de promover a conexão entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade no entorno da Universidade. A iniciativa foi pensada para atender os alunos que buscam, junto às equipes da Coordenação de Atenção ao Aluno, acolhimento e apoio para o enfrentamento de situações adversas. Essas dificuldades podem ser de ordem social, psicológica ou pedagógica, e essa iniciativa nasceu como contraponto à solidão enfrentada por muitos acadêmicos.

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), braço da Coordenação de Atenção ao Aluno, trabalha com atendimento e identificação de problemas desses estudantes, e percebeu que por trás das dificuldades de aproveitamento acadêmico e, até mesmo das desistências da graduação, encontram-se questões emocionais. Para trabalhar esse tema, o Núcleo, em parceria com o Programa Gestão de Carreira e o Movimento Estudantil da Unisinos, criou os Pontos de Encontro, uma metodologia com atividades, de diferentes formatos, que desenvolvem a vivência comunitária.

Os Pontos de Encontro ajudam o aluno a localizar ações, ofertadas periodicamente pela Universidade, que sejam práticas de lazer, esporte, arte, religião e diferentes formas de expressões culturais. Como primeiro evento, o projeto promoveu, no mês de agosto, o Ciclo de Atividades de Atenção ao Aluno: saúde mental, qualidade de vida e inclusão. Nos encontros foram discutidos temas como o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e de alerta a doenças mentais. As atividades contaram também com rodas de conversa, oficinas e palestras.

O projeto contempla tanto os estudantes de São Leopoldo quanto de Porto Alegre e busca integrar diferentes as Escolas e áreas de conhecimento. “A ideia é o aluno chegar aqui e pensar: o que eu tenho para fazer esta semana? Ele pode ir ao Ponto de Encontro por ter um interesse no assunto, e lá se conectar com alguém, e isso é importante”, explica a doutora em Educação e coordenadora do Projeto Viva Junto, Suzana Pacheco.

O projeto Viva Junto Unisinos será oficialmente lançado na próxima segunda-feira, 05/11, às 19h30, na Claraboia de Biblioteca, Campus São Leopoldo. Para saber mais sobre essa iniciativa e as atividades dos Pontos de Encontro, acesse a Viva Junto Unisinos no Facebook, ou mande um e-mail para vivajunto@unisinos.br. O Viva Junto Unisinos foi desenvolvido para atender os alunos, mas está aberto a comunidade em geral.



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *