quinta-feira , 18 abril 2024
Home » Geral » Recurso extra que vem das tampinhas plásticas

Recurso extra que vem das tampinhas plásticas


“Tampinha Legal” é essencial para a manutenção da APAE de Sapucaia do Sul



Tampinha Legal

No início de 2017, a voluntária Laline Fogaça Ramirez percebeu que a receita que estava faltando para a APAE de Sapucaia do Sul poderia ser preenchida com a venda de resíduos plásticos. Motivada, inicialmente pela voluntária, a entidade começou a participar do programa “Tampinha Legal”, promovido pelo Instituto SustenPlást. Cerca de dezoito meses depois, a instituição já trocou mais de quatro toneladas de tampinhas plásticas, arrecadando cerca de R$ 7.500,00.

receita extra, segundo ela, é fundamental para que instituição consiga seguir atendendo cerca de 300 crianças e jovens, além da manutenção de aproximadamente 30 funcionários.

“Atualmente, o valor arrecadado proporciona condições para o pagamento dos salários dos funcionários da APAE, que geralmente é mantida por programas de governo e doações. Com a crise, as doações diminuíram bastante. Encontramos no Tampinha Legal uma forma de complementar nossa receita”, relata.

Laline é mãe da Bruna, de 21 anos, deficiente intelectual e aluna da APAE. Decidiu voluntariar-se com a entidade para que as crianças e os jovens possam seguir com o atendimento de excelência que recebem, com serviços de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta e neurologista.

O presidente do Instituto Sustenplást, Alfredo Schmitt, relata que o Tampinha Legal foi criado em 2016 com o objetivo de engajar a sociedade por meio da indústria do plástico na coleta de todos os tipos de tampas plásticas.

“Toda a comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa, que tem caráter educativo. Atualmente podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos púbicos, escolas, comércio, empresas. Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos”, afirma.

Interessados em engajar-se, destinando as tampinhas coletadas para alguma das entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, podem consultar o site tampinhalegal.com.br/site/pontos-de-coleta, inserindo seu CEP, para localizar o ponto de coleta mais próximo. As estações da Trensurb são pontos de coleta também.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento de coletas de tampas de plástico. As entidades assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O Tampinha Legal busca a melhor valorização de mercado ao mesmo que ‘mobiliza a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos. Saiba mais em tampinhalegal.com.br.



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *