sexta-feira , 19 abril 2024
Home » Geral » Relatório aponta irregularidades de Segurança do Trabalho no Hospital Centenário

Relatório aponta irregularidades de Segurança do Trabalho no Hospital Centenário


Documento foi elaborado por profissionais de cinco órgãos integrantes da força-tarefa dos hospitais



.:

Equipe de especialistas em Segurança do Trabalho da força-tarefa dos hospitais gaúchos entregou relatório ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em Novo Hamburgo detalhando irregularidades no hospital Centenário, de São Leopoldo. O documento resulta da nona operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul, realizada de 12 a 15 de junho.

O hospital não apresentou vários documentos solicitados pela equipe, como Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), nem plano de proteção radiológica, inventário de máquinas e equipamentos ou programas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletrodomésticos e de equipamentos para administração de gases anestésicos.

Em alguns setores também foram identificadas situações de risco com energia elétrica e gás, máquinas sem dispositivos de proteção, irregularidades nas autoclaves, reaproveitamento de embalagens de produtos químicos e escadas em desacordo com as Normas Regulamentadoras (NRs). A equipe recomenda ao hospital que dote o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) de profissionais em quantidade mínima para o seu funcionamento, e que elabore o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) com envolvimento direto da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com cronograma de ações, metas e objetivos mensuráveis e mecanismos de avaliação de eficácia.

O documento é assinado por Ben Hur Monson Chamorra, técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra; Cristian Ricardo Rech, engenheiro de Segurança do Trabalho, da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório; Daniela Ortiz de Andrade de Souza, técnica em Segurança do Trabalho do Cerest Santa Maria; Idemar Baptista de Souza Junior, perito de Segurança do Trabalho do MPT em Caxias do Sul; e Marcelo de Andrade Batista, engenheiro de Segurança do Trabalho do Cerest Porto Alegre. A equipe contou com o apoio de Fabrício Soares Borges, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Sindisaúde) de Caxias do Sul.

O Hospital Centenário foi notificado pelo MPT em 15/6, devendo adotar 112 providências. Além de aspectos de segurança do trabalho, há recomendações sobre Ergonomia, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes (PPRAMP); redimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); e adequação das condições de segurança de máquinas, equipamentos e do ambiente físico do trabalho.

Clique aqui para acessar o relatório.

Fonte: MPT



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *