Jornal São Leo

São Leopoldo emite novo decreto de enfrentamento da covid-19

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, a Prefeitura de São Leopoldo publicou o Decreto nº 10.054, atualizando as restrições de calamidade pública de enfrentamento da Covid-19 . A nova redação torna obrigatório a apresentação do passaporte de vacinação contra a Covid-19 para acessar e permanecer nos espaços públicos municipais especialmente no Centro Administrativo da Prefeitura, na sede do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), e no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos servidores de São Leopoldo (IAPS). 

 A comprovação pode ocorrer com o comprovante de vacinação oficial emitido pelo Conecte SUS ou por outros meios como caderneta de vacinação ou o próprio Cartão de Vacina.

Considerando a preocupação com a saúde da população e de seus servidores está determinado desde o dia 10 de janeiro, o limite de pessoas em espera para atendimento reduzido para 50%, a capacidade máxima de 3 pessoas nos elevadores no prédio da prefeitura, além da medição de temperatura corporal ao entrar no prédio. A partir desta segunda-feira, 24 de janeiro, se torna obrigatória a apresentação do comprovante de vacina para acesso aos referidos estabelecimentos municipais, podendo ser negado acesso a quem não apresentar a comprovação. 

 Também foi emitida pela Secretaria Municipal de Administração a Ordem de serviço n.°02/2022 que normatiza o regramento aos servidores e utilização de elevadores, orientações de revezamento e afastamento dos servidores e estagiários de acordo com os protocolos vigentes.

 Em uma live realizada na quinta-feira, dia 20, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi informou novas medidas do Município no enfrentamento ao covid-19 visando combater a doença diante dos altos números de contaminações devido a nova variante.  “Nós temos a obrigação de vir a público anunciar algumas medidas que estamos tomando na cidade para tentar evitar um colapso maior na saúde da nossa região, estamos ampliando o atendimento da saúde da nossa população e precisamos contar com o reforço nos cuidados de cada um para se vacinar e seguir os protocolos”, afirmou Vanazzi.

Foi enfatizada a disponibilidade de dois médicos no centro de testagem, ampliação no atendimento nas unidades básicas de saúde, reabertura do centro de triagem de covid-19 no hospital centenário, ampliação da fiscalização do passaporte vacinal, reforço na atuação da força-tarefa junto a eventos e atividades autorizadas pelo protocolo, e suspensão de eventos públicos no mês de janeiro. Além dessas medidas também foi reforçado o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel 70% e evitar aglomerações . 

 Nova reunião Comitê 

Uma nova reunião on-line do Comitê Municipal de Atenção ao Covid-19 foi convocada para reunir na segunda-feira, 11h, para debater sobre as medidas de enfrentamento da pandemia. (SCom)

Sair da versão mobile