O código de barras é lido na forma mecânica pelo fato de necessitar do feixe de luz (geralmente na cor vermelha) do scanner. Já o QR Code funciona na forma digital, pois possui a capacidade de processamento do próprio smartphone, que lê a figura captada pelo sensor de imagem do aparelho. Grande parte dos celulares dispõe desse leitor instalado, mas é possível baixar aplicativos para fazer a leitura.
Em 1992, o engenheiro Masahiro Hara trabalhou em um sistema que acelerasse a leitura e colocasse mais informação em um mesmo código. Dessa forma, o uso das duas dimensões seria de suma importância para o aumento de informações por etiqueta. O QR Code foi utilizado pela primeira vez em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave, ligada ao ramo de automóveis.
Como o QR Code pode ajudar a sua empresa a se apresentar para o público? Ele pode ser utilizado para guiar os consumidores para um site ou até mesmo uma página que mostre informações sobre o trabalho que a empresa realiza. Os QR Codes podem ser encontrados em diversos lugares, como: pilares de estacionamento, cardápios, etiquetas de roupas, embalagens de produtos, livrarias, entre outros. A ferramenta é muito utilizada para garantir a entrada em eventos, apresentação do currículo, compartilhar Wi-Fi e ações bancárias. A facilidade de ser inserido em diversos lugares e o fato de ocupar pouco espaço geram uma economia para a empresa.
Algumas empresas estão indo além e investindo pesado em catálogos online, cardápios virtuais e até mesmo mercados inteiros com acesso via QR Code. A Tesco, gigante rede de supermercados, fez uma série de “mercados” adesivando estações de metrô na Coreia do Sul, nos quais era possível fazer as compras utilizando apenas desta tecnologia. Esta ação gerou um crescimento expressivo para a empresa em um dos mercados mais concorridos no mundo da tecnologia. (ABCOMM)