Por esse motivo, o trânsito será interrompido nas imediações. Evite o trânsito no entorno e acessos aos cruzamentos da rua Presidente Roosevelt a partir do meio-dia.
A nova tubulação é feita de polietileno de alta densidade (PEAD), um material resistente e bastante flexível. Ele não enferruja, não apodrece e não permite formação de crostas em seu interior, mantendo a vazão ao longo dos anos. O PEAD também tem baixo nível de necessidade de reparos e, quando necessários, eles são feitos com soldas que mantêm a peça única e evitam vazamentos.
Por apresentar flexibilidade, a tubulação em PEAD pode ser implantada a partir de um método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas. Neste caso, a máquina perfura somente o espaço que será ocupado pela rede entre dois pontos (entrada e saída). Por isso, a necessidade de transportá-lo até o local de entrada.
A substituição de redes é uma reivindicação histórica da população de São Leopoldo. Um transtorno temporário, mas que beneficiará toda a população pelo menos nos próximos 50 anos. O destaque dessa obra é que ela utiliza um método não destrutivo, ou seja, não é preciso abrir toda a rua para instalar a tubulação.