quinta-feira , 25 abril 2024
Home » Geral » Vigilância em Saúde alerta para a presença de escorpião amarelo em São Leopoldo

Vigilância em Saúde alerta para a presença de escorpião amarelo em São Leopoldo




O Centro de Vigilância em Saúde de São Leopoldo alerta a população que no domingo, 30 de dezembro, foram visualizados e capturados um escorpião amarelo adulto e dois filhotes em uma residência no bairro Santos Dumont (Bom Fim), em São Leopoldo.

No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde acionou a Vigilância em Saúde Ambiental, que fez contato com a família residente no local passando todas as orientações necessárias. Na quarta-feira, 2 de janeiro, os animais capturados foram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), órgão responsável pelo laudo que confirmou, no dia seguinte, que o aracnídeo capturado era o escorpião amarelo (Tityus serrulatus).

Os agentes da vigilância fizeram a primeira vistoria, passando orientações à família e aos vizinhos num raio de 150 metros. Na quinta-feira, 3 de janeiro, a ação de captura encontrou mais um escorpião amarelo (filhote) na residência. “O escorpião amarelo é uma espécie de hábitos noturnos e de difícil visualização durante o dia, por isso os agentes de endemia e um veterinário da vigilância em saúde farão captura noturna com auxílio de luz ultravioleta”, informa o secretário Ricardo Charão.

O escorpião amarelo vive em locais escuros e frescos, geralmente entre entulhos, caixas de gordura, ralos e restos de materiais de construção. A recomendação é que os moradores mantenham os locais limpos e o lixo acondicionado em recipientes fechados, assim como ralos e fossas sépticas. Isso também evita a infestação de baratas, a principal fonte de alimento do escorpião amarelo.

Em caso de visualização do animal, a vigilância orienta evitar o contato, tentar fotografar o animal e comunicar imediatamente a localização para a Vigilância em Saúde através do telefone 3589.6556. Em caso de acidente, o paciente deve ser encaminhado ao Hospital Centenário que é referência para o atendimento e aplicação de soro.

Municípios vizinhos como Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Estância Velha já confirmaram a presença do escorpião amarelo anteriormente, mas esta é a primeira confirmação em São Leopoldo. Haverá plantão no Centro de Vigilância em Saúde no próximo sábado, 05/01, das 8 às 12 horas para atender eventuais situações pelo telefone 3589.6556.

OUTRAS ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO: 
– Verificar calçados, vestuários, toalhas e roupas de cama antes de utiliza-los;
– Não deixar roupas no chão;
– Manter camas e berços afastados das paredes. Evite encostar lençóis no chão;
– Fechar frestas nas paredes, móveis e rodapés. Rebocar paredes e muros. Vedar Soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha e as frestas de janelas. Usar telas nas janelas, em aberturas de ralos, pias e tanques. 
– Manter os pontos de Luz e telefone bem fechados;
– Manter resíduos (lixo) bem acondicionados em recipientes bem fechados;
– Manter limpos caixas de gordura, ralos de banheiro e de cozinha;
– Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
– Manter os ambientes interno e externo das residências limpos, sem entulho e resíduos;
– Manter limpos os terrenos baldios;
– Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
– Controlar infestações de baratas;
– Usar luvas grossas, de raspa de couro ou similar durante o manuseio de caixas com frutas e verduras, materiais de construção, transporte de lenha, madeira, pedras em geral e ao remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros. (PMSL)

NO CASO DE VISUALIZAÇÃO DO ESCORPIÃO-AMARELO AS RECOMENDAÇÕES SÃO:
– Evitar o contato
– Tentar fotografar o animal
– Informar à Vigilância em Saúde, através do telefone 3589.6556



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *