Ao solicitar os vegetais, são analisadas as características do local onde serão plantadas, indicadas a melhor espécie e fornecidas orientações de quais os cuidados necessários para o crescimento saudável da planta.
Além das mudas de árvores comuns na região, o Viveiro inicia, de maneira reduzida, a doação de mudas de folhagens. O processo encontra-se no começo, e com o aumento da procura, mais mudas serão destinadas aos munícipes.
“O Viveiro além de ser um local de cultivo de mudas, resultante da gestão ambiental local, é um espaço onde o cidadão pode retirar até três mudas de vegetais por ano para sua residência, com todos os cuidados e dicas para um bem-estar da planta e orientações para que não haja problemas com árvores inadequadas plantadas em locais impróprios, causando problemas futuros em casas, calçadas, ou ainda nas redes de drenagem pluviais e fiações da rua. Além disso, o morador embelezará a cidade, combatendo o aquecimento global. O plantio de árvores é uma das formas mais simples e efetivas para absorver o dióxido de carbono – CO2 da atmosfera, uma vez que utilizam CO2 para crescer e liberam oxigênio, no processo de fotossíntese, esta ação traz benefícios para todo o meio ambiente”, comentou o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter.
O diretor de Fiscalização Ambiental (DFA) e responsável pelo Viveiro, Eduardo Mattes, comentou sobre o início da produção das árvores frutíferas. “Com a procura da população por este tipo de muda, estamos começando a introduzir algumas quantidades, como bergamota, laranja, limão, pêra, entre outras espécies. Essa ação fomenta o plantio de árvores em forma de pomar”, disse.
As retiradas ocorrem às quarta-feiras pela manhã, com agendamento pelo Whatsapp 51 3588-6446. O morador deve levar um comprovante de endereço. (SCom)