Os irmãos gaúchos João e Gabriela Calvetti conquistaram, na noite de sábado (24), as medalhas de ouro e de bronze, respectivamente, no judô dos Jogos Escolares da Juventude – JEJ 2018, para atleta de 15 a 17 anos. João venceu o sergipano Vinícius Oliveira por waza-ari no golden score, na decisão da categoria até 55 kg, enquanto Gabriela derrotou a paranaense Fabíola Oganauskas por ippon na disputa pela medalha de bronze da categoria até 48 kg. Ainda no sábado, o judoca Juliano Vontobel também conquistou ouro.
João e Gabriela estudam no Colégio La Salle Niterói, de Canoas (RS), e treinam na Sogipa. Aos 16 anos, ele disputou a sua quarta edição dos Jogos Escolares da Juventude e nunca havia subido ao pódio nas disputas individuais: “Só medalhei na competição por equipe. Essa é a primeira medalha e foi logo de ouro”.
Gabriela, por sua vez, conquistou um incrível tricampeonato do JEJ na disputa para atletas de 12 a 14 anos, entre 2015 e 2017. Nesse ano a jovem atleta de 15 anos enfrentou adversárias dois anos mais velhas e mesmo assim voltou ao pódio. Inseparáveis, os dois irmãos comemoraram muito as conquistas.
“Ele entrou no judô com três anos e eu fazia balé. Aí teve um dia que eu vi o treino dele e eu quis fazer também. Desde então nunca parei. Não consigo nem fazer muitas outras coisas porque gasto muito tempo fazendo judô. É treino físico na academia e duas horas treinando no tatame de segunda a sexta-feira”, disse Gabriela.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro. As seletivas são promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), que viabiliza a presença da delegação no campeonato. Este ano, mais de 250 atletas gaúchos representam o Estado no JEJ. (Sedactel)
Mais notícias
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”