Atendimento mais humanizado no Centro Municipal do Idoso

A partir desta quinta-feira, 16 de janeiro, quem chegar ao Centro Municipal do Idoso, em São Leopoldo, terá mais conforto enquanto aguarda atendimento. O prefeito Heliomar Franco esteve na quarta-feira, na UBS localizada na Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 810, e durante a visita, tomou medidas para que idosos e acompanhantes não fiquem mais vulneráveis e expostos às filas na calçada. 

No exterior do prédio, que fica em frente ao Hospital Centenário, era comum ver pessoas em pé ou improvisando assentos com cadeiras de praia. A situação não passou despercebida pelo chefe do executivo. Heliomar conversou com os idosos que aguardavam atendimento e também com os colaboradores que chegaram para a nova gestão. Depois de ouvir as necessidades e sugestões, ele avaliou que uma solução imediata seria abrir o local mais cedo e abrigar as pessoas no interior do prédio. 

Agora, um guarda municipal ficará responsável por abrir o Centro às 6h. A partir desse horário quem chegar poderá ficar em um lugar coberto, onde serão disponibilizados bancos para que aguardem o atendimento, feito por ordem de chegada. O prefeito enfatizou a importância de humanizar a recepção que estava sendo realizada, visto que anteriormente os idosos ficavam expostos ao sol, chuva e vento para marcar suas consultas. “Uma medida simples que bastava ter vindo aqui, conversado com as pessoas e ajustado dentro da própria administração. Uma maneira de dar conforto às pessoas que vêm buscar auxílio médico”, afirmou Heliomar. 

O Centro Municipal do Idoso é destinado exclusivamente para pessoas acima dos 60 anos. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Recomenda-se chegar com antecedência, visto que o atendimento é feito por ordem de chegada e há uma alta demanda.  No local são disponibilizados serviços de acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.

Crédito foto: Douglas Dalua

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.