Jornal São Leo

Implantado sistema de manejo de podas em via pública

podasA Prefeitura de São Leopoldo iniciou nesta segunda-feira, 3 de julho, os trabalhos de poda e manejo de resíduos arbóreos, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), através da Diretoria de Limpeza Urbana; e a Secretaria de Serviços Públicos. O lançamento do sistema de manejo ocorreu na Praça do Imigrante, e inclui podas, supressão de árvores e podas de levantamento de copa. Três tipos de veículos serão utilizados; caminhão cesto aéreo munck (locais altos); reboque triturador de galhos e caminhão coletor. As equipes vão atender prioritariamente as demandas da Defesa Civil, de árvores que oferecem risco à população.

O prefeito Ary Vanazzi declarou que esta gestão está reconstruindo e organizando o serviço público em São Leopoldo. “É um projeto para qualificar a limpeza da nossa cidade. Foi uma área que ficou totalmente desorganizada e gerou diversos problemas, pois as pessoas adquiriram o hábito de jogar sobras de podas em locais inadequados, sujando cada vez mais a cidade. Este projeto vai melhorar as condições para podermos fiscalizar e punir que descarta este tipo de material em locais irregulares”, disse o Prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, a nova sistemática de manejo permitirá a produção de adubo orgânico. “Todo material é triturado e depois poderá ser encaminhado para uma composteira. O adubo resultante da compostagem será utilizado nos canteiros e praças da cidade. Vamos começar por árvores que estão em situação de risco”, disse o secretário.

O investimento calculado pela Prefeitura é de cerca de R$ 55 mil por mês. A TRV Transportes, empresa que ganhou a licitação, terá um contrato de 1 ano a partir deste mês de julho para realizar o trabalho. 

Interessados em resolver a situação de podas nas ruas devem abrir protocolo com o pedido do serviço através do 156. Em seguida, biólogos da Semmam realizam vistoria no local para averiguar a necessidade do serviço de poda ou supressão das árvores.

Podas de árvores devem ocorrer para manter a qualidade da iluminação pública; impedir bloqueio de sinalização de trânsito; retirada de troncos e galhos doentes; evitar danos na rede elétrica e para reequilibrar a estrutura do vegetal.

Fonte: Decom

Foto: Charles Dias

Sair da versão mobile