Jornal São Leo

Relatório aponta irregularidades de Segurança do Trabalho no Hospital Centenário

.:

Equipe de especialistas em Segurança do Trabalho da força-tarefa dos hospitais gaúchos entregou relatório ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em Novo Hamburgo detalhando irregularidades no hospital Centenário, de São Leopoldo. O documento resulta da nona operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul, realizada de 12 a 15 de junho.

O hospital não apresentou vários documentos solicitados pela equipe, como Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), nem plano de proteção radiológica, inventário de máquinas e equipamentos ou programas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletrodomésticos e de equipamentos para administração de gases anestésicos.

Em alguns setores também foram identificadas situações de risco com energia elétrica e gás, máquinas sem dispositivos de proteção, irregularidades nas autoclaves, reaproveitamento de embalagens de produtos químicos e escadas em desacordo com as Normas Regulamentadoras (NRs). A equipe recomenda ao hospital que dote o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) de profissionais em quantidade mínima para o seu funcionamento, e que elabore o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) com envolvimento direto da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com cronograma de ações, metas e objetivos mensuráveis e mecanismos de avaliação de eficácia.

O documento é assinado por Ben Hur Monson Chamorra, técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra; Cristian Ricardo Rech, engenheiro de Segurança do Trabalho, da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório; Daniela Ortiz de Andrade de Souza, técnica em Segurança do Trabalho do Cerest Santa Maria; Idemar Baptista de Souza Junior, perito de Segurança do Trabalho do MPT em Caxias do Sul; e Marcelo de Andrade Batista, engenheiro de Segurança do Trabalho do Cerest Porto Alegre. A equipe contou com o apoio de Fabrício Soares Borges, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Sindisaúde) de Caxias do Sul.

O Hospital Centenário foi notificado pelo MPT em 15/6, devendo adotar 112 providências. Além de aspectos de segurança do trabalho, há recomendações sobre Ergonomia, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes (PPRAMP); redimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); e adequação das condições de segurança de máquinas, equipamentos e do ambiente físico do trabalho.

Clique aqui para acessar o relatório.

Fonte: MPT



Mais notícias

Sair da versão mobile