O lançamento do carnaval de São Leopoldo ocorreu no sábado, 26 de janeiro, rua Conceição (ao lado Escola Estadual Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo), no Centro. A cerimônia contou com a participação da comunidade carnavalesca e de representantes das escolas de samba de São Leopoldo. Mais uma vez o carnaval não terá verba pública. As próprias escolas estão captando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O desfile será no dia 9 de março, na avenida Dom João Becker, a partir das 18h. Além da participação das escolas Acadêmicos do Rio Branco, Alambique Leopoldense, Estação Primeira de São Léo, Imperadores do Sul, Império do Sol e Leões da Feitoria, também passarão pela avenida blocos formados por entidades e grupos de carnaval da cidade. As vencedoras serão conhecidas após apuração no dia 10 de março que ocorrerá no Ginásio Municipal Celso Morbach.
O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, destacou que o carnaval é parte da história do Município e é preciso fortalecer a tradição. “Vamos fazer um grande carnaval. Mais uma vez as escolas vão captar recursos para a realização do desfile. As muambas descentralizadas levarão a festa para a periferia da cidade”, disse o secretário.
Também participaram do ato a vice-prefeita Paulete Souto; o presidente da Câmara de Municipal, Ari Moura; das secretárias municipais de Administração, Angélica Severo; dos Direitos Humanos, Lucimar Pedroso; dos secretários municipais de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima; do Esporte e Lazer, Rogério de Brito e do vereador Fabiano Haubert.
Corte
No dia 9 de fevereiro, será escolhida a corte do Carnaval 2019, durante uma festa no Centro de Eventos, com show de escolas de samba de Porto Alegre. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), localizada na rua Osvaldo Aranha, 934 e seguem até o dia 25 de janeiro. Podem participar meninas maiores de 18 anos, moradoras de São Leopoldo e não precisam ter vínculo com nenhuma escola de samba. O regulamento completo está disponível na Secult.
Muambas
Serão seis festas populares organizadas pelas escolas nas comunidades do município.
Dia 10 de fevereiro
Escola: Acadêmicos do Rio Branco
Local Praça Josias Samuel Martins de Lima, no bairro Santo André
Dia 16 de fevereiro
Escola: Os Leões da Feitoria
Local: rua Singapura, bairro Feitoria
Dia 17 de Fevereiro
Estação Primeira
Local: avenida Leopoldo Wasun, na Vila Brás.
Dia 23 de fevereiro
Escola Império do Sol
Local: rua Lindomar de Borba, bairro São Miguel
1º de Março
Escola: Alambique Leopoldense
Local: nas proximidades do campo Arapuca da Baixada, bairro São Miguel.
Dia 3 de Março
Escola: Imperadores do Sul
Local: avenida das Indústrias, no bairro Duque de Caxias.
Mostra de Sambas Enredos
A apresentação dos Sambas Enredos será no dia 24 de fevereiro, na quadra da Império do Sol. (SCom/PMSL)
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”