Nos esportes aquáticos, o Brasil conquistou já cinco medalhas durante as olimpíadas de Tóquio. Mantendo o clima olímpico, a delegação de São Leopoldo formada por 15 atletas participou do Campeonato de Canoagem Remada Festiva em Estrela (RS) no dia 24 de julho. Somando todas as modalidades da competição, a delegação leopoldense conquistou 16 medalhas, sendo seis de ouro, oito de prata e duas de bronze. Além dos atletas, compõem a delegação a Daniela Maioli, coordenadora do projeto, o técnico Lucas Gil Dessimão e o auxiliar técnico e preparador físico Dione da Silveira.
Todos os atletas são da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem de São Leopoldo (Aleca) e, antes, faziam parte do projeto Canoagem, vinculado à Secretaria de Educação – Smed. No fim do mês de setembro, a delegação representará São Leopoldo no campeonato brasileiro de canoagem, que ocorrerá no Paraná. A viagem será feita com o apoio do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae).
“Fomos melhor do que esperávamos na competição em Estrela. Foi muito bom poder retomar as competições e esta vivência é essencial para os mais novos que estão se preparando para seu primeiro campeonato brasileiro”, conta Daniela Maioli, coordenadora do projeto.
Os medalhistas
Henrique de Oliveira. Medalha de prata na modalidade k1 menor masculino;
Caroline Daudt. Medalha de prata na modalidade k2 open feminino e medalha de ouro no k1 Junior feminino;
Nadine Cunha. Medalha de prata na modalidade k2 open feminino e medalha de prata no k1 Junior feminino;
Rauany Gomez. Medalha de ouro na modalidade k2 sub 16 feminino e medalha de ouro no k1 cadete feminino;
Luciane Alves. Medalha de ouro na modalidade k2 sub 16 feminino e medalha de prata no k1 cadete feminino;
Herick Lopes. Medalha de bronze na modalidade k1 cadete masculino e medalha de prata no k2 sub 16 masculino;
Richard Taborda. Medalha de prata na modalidade k2 sub 16 masculino;
Ewerthon da Silva. Medalha de prata na modalidade k1 sênior;
Giovana Rocha. Medalha de bronze na modalidade k1 cadete feminino; e
Lucas Gil. Medalha de ouro na modalidade k2 open e medalha de ouro k1 sênior (foi como técnico da Aleca, mas remou pela equipe de Santa Maria) (SCom/PMSL)