Força-tarefa para combater descarte irregular de lixo em São Leopoldo


A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), de São Leopoldo, continua trabalhando no combate a focos de lixo irregulares. Uma força-tarefa da secretaria realizou 329 viagens com caminhões para recolher seis toneladas de lixo em diversos pontos da cidade. As ações foram iniciadas no dia 14 de dezembro e foram concluídas na última terça-feira, 15 de janeiro.
Os focos são responsáveis por alagamentos e pela obstrução das tubulações, além de contribuírem para a proliferação de insetos que podem causar doenças. A prefeitura vem intensificando cada vez mais o combate à eliminação dos focos de lixo.
O secretário interino de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jiovane Veiga, destacou a importância da conscientização, “O poder público municipal está fazendo sua parte, incentivando o descarte consciente de resíduos, já limpamos no decorrer desses dois anos vários focos de descarte irregular, mas a população volta a depositar lixo, é um trabalho sempre constante”, finalizou.
Ecopontos
Os ecopontos são uma solução encontrada pelo município para a destinação correta do lixo. No local os resíduos são armazenadas em baias e recebem um destino adequado e consciente para o lixo da cidade, como é o caso do ponto na Cohab Duque, e do Entreposto de Resíduos Extradomiciliares, do bairro Scharlau. Os resíduos recicláveis são destinados a cooperativas de catadores contratados, gerando renda de trabalho as cooperativas.
Denúncias
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo atrváes da Ouvidoria, por meio do telefone 156, pelo endereço eletrônico:156@saoleopoldo.rs.gov.br, ou presencialmente no Centro Administrativo (avenida Dom João Becker, 754- Centro), das 9 ás 14h. (SCom/PMSL)
- Cesta básica sobe nas capitais e custa ao menos 40% do salário mínimo
- Dólar cai para R$ 5,76 e fecha no menor nível desde novembro
- Varal solidário proporciona troca de roupas e de afetos no Hospital Centenário
- Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo