Conforme o relatório da Defesa Civil de São Leopoldo apresentado na segunda-feira, 23 de julho, o nível do Rio dos Sinos está 3,91 metros, às 10h. Mesmo com a baixa de cinco centímetros verificada desde a última medição no domingo, a condição do rio segue no modo de “Atenção”, pois o nível do Rio dos Sinos ainda está alto. A medição ocorre nas réguas instaladas nas margens do Rio dos Sinos na rua da Praia. Os instrumentos foram instalados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Segundo o chefe do Departamento de Atividades Técnicas, Fabiano Camargo, o nível segue em declínio. “Pela característica do Sinos, o nível demora um pouco até começar a baixar mais significativamente. Ainda vai descer bastante água. Em Campo Bom, por exemplo, nas últimas 24h baixou 23 centímetros. O rio dá uma estabilizada no volume de água e depois começa a baixar mais rápido”, disse Camargo.
Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo na régua da CPRM: 3,91m (baixando)
Status: ATENÇÃO
Nível do Rio dos Sinos em Campo Bom (SMAD): 5,54m (baixando)
Nível do Rio dos Sinos em Taquara (SMAD): 2,44m (baixando)
Fabiano esclarece que de acordo com os critérios do Plano de Contingência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo para que se concretize a condição de “Alerta” o nível do rio deve ser superior a 4,30m. “A condição de “Alerta” também se dá através de informações indicando elevação no nível da água como a previsão de mais chuvas, nível elevado a montante, represamento e constatação de elevação do nível superior a cinco centímetros por hora”, esclareceu.
Boletim Sala de Situação SEMA RS
Segunda-feira, (23): a semana começa com tempo instável devido a atuação de uma nova frente fria que avança ao longo do dia. Previsão de chuvas mais expressivas no sul e parte do leste com possibilidade de trovoadas e ventos em forma de rajadas.
Terça-feira, (24), as instabilidades atuam entre norte e nordeste com possibilidade de chuvas mais expressivas. Na metade sul e oeste previsão de tempo seco e frio.
Quarta-feira, (25), áreas de instabilidades voltam e ganham força em todo estado. Núcleos mais fortes se concentram no norte e no leste onde além da chuva há risco de temporais (rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo).
Quinta-feira, (26), condição para temporais e chuvas potencialmente fortes se mantém para o sul e leste do estado.
Fonte: SCom/PMSL
Mais notícias
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”