A Prefeitura de São Leopoldo decretou na tarde desta sexta-feira, 25 de maio, Situação de Emergência em razão do desabastecimento e escassez de combustíveis no município. O decreto nº 9.046, anunciado pelo secretário Geral de Governo, Marcel Frison, determina ações de contenção para otimizar os recursos extistentes em todos as áreas para que os serviços considerados essenciais sejam mantidos, mesmo que em menor escala, até que a situação seja normalizada. Entre as medidas estão a suspensão das aulas na rede municipal de ensino e o transporte escolar na próxima segunda-feira, 28 de maio. Estão suspensas também as cirurgias eletivas no Hospital Centenário, até a próxima sexta-feira, dia 1º de junho, garantindo assim, insumos para as cirurgias de emergência.
Durante o anúncio do decreto o prefeito Ary Vanazzi ressaltou que a medida tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o que o município está enfrentando. “Precisamos manter minimamente os serviços e, dependendo do desenrolar da crise, tomaremos novas medidas”, disse o prefeito. Vanazzi destacou que o momento de crise, que chega a seu momento mais crítico , é resultado das ações do Governo Federal e que oimpacto da paralisação será, para as prefeituras, a queda brusca nas receitas públicas:”A economia parou, isso incide diretamente sobre a arrecadação do ICMS que poderá chegar a 30 ou 40% .
Hospital Centenário
Suspensas as cirurgias eletivas até a próxima quarta-feira, dia 1º de junho, para a garantia de procedimentos de emergência.
Educação
Estão suspensas as aulas na rede municipal de ensino na próxima segunda-feira, dia 28 de maio.
Saúde
Não serão paralisados os serviços públicos de saúde, especialmente os de urgência e emergência.
Recolhimento do lixo
Serviço mantido até segunda-feira, 28 de maio. Novas medidas serão anunciadas no mesmo dia.
Transporte coletivo
Não haverá transporte coletivo no domingo, 27 de maio.
Obras
Suspensas as obras que necessitem do apoio de máquinas, exceto as de caráter emergencial.
Fonte: SCom/PMSL
Mais notícias
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”