Os números da geração de emprego com carteira assinada, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicaram no mês de outubro a continuidade do cenário econômico positivo em São Leopoldo. Ao analisar os dados acumulados em dez meses, a cidade está ocupando a terceira colocação no ranking entre os municípios com maior saldo de vagas do Rio Grande do Sul.
No período de janeiro a outubro de 2018, São Leopoldo gerou um superávit de 1.928 novos postos de trabalho, o melhor saldo desde 2012. Este resultado positivo foi sentido em quase todos os oito principais setores econômicos analisados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O melhor desempenho foi no segmento de serviços, que acumulou 1.792 vagas. Em segundo lugar, aparece a indústria da transformação, com 415 novos empregos. O destaque negativo ficou por conta do comércio, que fechou -373 vagas neste período. Ao comparar estes dados com o de outros municípios gaúchos, São Leopoldo foi a terceira cidade que mais abriu vagas no Estado, ficando atrás apenas de Caxias do Sul (7.025) e de Porto Alegre (3.431).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza, mesmo em um ano marcado por copa do mundo, greves e eleições, a cidade está obtendo bons resultados na geração de empregos e isso é motivo de comemoração. “Esses números mostram o trabalho que o poder público vem realizando para manter a cidade com saldo positivo todos os meses. Entre as ações que estimulam a formalização e a vinda de novos empresários para a cidade podemos citar a inserção de políticas públicas para desburocratizar o processo de abertura de empresas e maior agilidade na emissão de alvarás”, salientou. (SCom/PMSL)
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”