Fazer parte de um segmento sólido e sustentável, que colabora com a preservação do meio ambiente e oferece boas oportunidades de negócios foram os fatores decisivos para que Sara e Mauro Werkhäuser optassem por empreender na área de energia solar por meio de uma franquia.
Sara é arquiteta e Mauro é jornalista. Ao analisar o setor, concordaram imediatamente em ingressar em um novo negócio, na área, em parceria. “Enxergamos no setor de energia limpa uma grande oportunidade de crescimento profissional, com retorno financeiro à altura. Além disso, há anos acompanhamos a trajetória e o crescimento da rede Blue Sol Energia Solar, pioneira e referência, há 12 anos, no setor de energia solar fotovoltaica, o que nos deixou ainda mais confortáveis e seguros para investirmos na nossa 1ª franquia da marca”, revelam.
A unidade Blue Sol aberta pelo casal segue o modelo de franquias Next, que tem operação totalmente home based. Localizada em São Leopoldo, cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a operação tem o propósito de viabilizar, a toda a população da região, a possibilidade de gerar a própria energia, com segurança e qualidade.
Os sócios estão animados com o desenvolvimento das atividades da franquia Blue Sol, uma vez que acreditam no amplo crescimento do mercado de energia solar. “A demanda energética tende a continuar aumentando e as fontes renováveis são fundamentais para acompanhar as necessidades que surgem com as novas tecnologias. A energia solar é uma resposta viável e urgente para esta realidade, por isso, estamos confiantes no desempenho da nossa 1ª franquia“, declaram os sócios-franqueados, Sara e Mauro.
Além disso, a dupla quer alcançar a meta estabelecida em relação ao retorno financeiro proporcionado pela franquia Next, da Blue Sol, rapidamente. “Acreditamos que o mercado se mostrará bastante aquecido em função da aprovação da nova lei. Assim, avaliamos que em menos de um ano teremos o valor restituído”, avaliam os empresários, que desejam crescer no setor e ampliar a visão da população em relação à energia solar. Tanto, que os sócios já explicitaram o desejo de abrir novas franquias da rede. “O objetivo é popularizar o uso e a geração da própria energia no ponto de consumo com custos energéticos cada vez menores”, finalizam.
A Blue Sol Energia Solar totaliza, com o início das atividades da unidade em São Leopoldo, 15 operações no Rio Grande do Sul e 36 franquias na região Sul do país. No total, já são 231 franquias em todo o Brasil. A marca planeja finalizar 2022 com 500 unidades, entre abertas e contratadas, em todo o território nacional.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Marcio Santin, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o modelo de franquias Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente ao relacionamento com os clientes e à venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia, desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades a partir de 20 mil habitantes. “Temos interesse em levar a franquia Next para todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2022 a Blue Sol contabilize cerca de 500 unidades franqueadas”, detalha o executivo.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para alcançar o melhor desempenho do negócio. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. Seguindo nossas orientações, o franqueado pode chegar, ao final do 1º ano de atividades, a uma receita líquida de aproximadamente R$ 84 mil. No segundo ano de operações a estimativa é de que a receita líquida seja superior a R$ 126 mil”, finaliza Santin. O payback, de acordo com a franqueadora, é alcançado em no máximo 6 meses de operação da franquia.
Mais sobre a Blue Sol Energia Solar:
Empresa pioneira no setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar foi fundada no ano de 2009 fazendo projetos. Observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir muito para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de profissionais interessados em atuar no mercado solar. Hoje, com 12 anos de atividades, a Blue Sol atua em três frentes: capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações comerciais, residenciais e para o agronegócio na área de energia solar fotovoltaica. A empresa opera nacionalmente e contabiliza mais de 18 mil profissionais capacitados e mais de 5 mil sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados em todo o Brasil.