Varal solidário proporciona troca de roupas e de afetos no Hospital Centenário

Em meio ao intenso fluxo que marca a rotina de uma instituição de saúde, um espaço de doação há anos cumpre o papel de socorrer mamães logo após o nascimento dos bebês: o varal solidário. Ali são colocadas roupas, fraldas e materiais de higiene doados por outras mamães e por servidores da casa. O Hospital Centenário conta com dois varais: um na maternidade e outro na pediatria. 

As doações servem de amparo para muitas famílias de recém-nascidos. O casal Raíssa Coelho e Lucas Barros da Silva, moradores do bairro Duque de Caxias, pegaram um kit de fraldas para a pequena Gabriele, com dois dias de vida. “Foi tudo rápido, corrido. E o varal solidário acabou sendo um suporte para nós”, destacou Raíssa.

Os itens de vestimenta são revisados e, se aprovados, passam pelo setor de lavanderia para posteriormente serem disponibilizados no varal pela estagiária Veridiana Furtado. “É gratificante ver como essa troca é importante para quem desapega e para quem recebe”, ressaltou.

Somente no ano de 2025, o Hospital Centenário contabiliza 165 nascimentos em seu setor de maternidade. No ano passado, mais de 1700 crianças vieram ao mundo pelas mãos do hospital e de seus funcionários. 

SCom