O incentivo à pesquisa, à educação e aos estudantes deu o tom na abertura da VII Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) São Leo 2019 que ocorreu nesta terça-feira, 17 de setembro. O evento é organizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria de Educação (Smed) e busca promover e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de São Leopoldo. Nesta edição, 49 escolas estão expondo os trabalhos, sendo que 119 projetos serão avaliados e tendo cinco trabalhos de escolas convidadas.
Até quarta-feira, 18 de setembro, é possível visitar e conhecer as produções dos estudantes e professores no Centro de Eventos, localizado na avenida São Borja, 1860, bairro Fazenda São Borja, das 13h30 às 19h30.
Exposição no Tecnosinos
O prefeito Vanazzi relembrou a história da Mostra e os novos objetivos para as próximas edições. “Imagino que deve passar mil coisas na cabeça destes jovens que estão aqui participando da Motic, é um sentimento de pertencimento e de ser sujeito criador e pesquisador, é muito importante o trabalho que essas crianças desenvolvem dentro das nossas escolas. Hoje nós conseguimos dar a dimensão que sempre soubemos que a Motic tinha, temos muitos trabalhos sendo apresentados, conseguimos 20 vagas para a Mostratec e, uma novidade ainda melhor, temos uma parceria com o Tecnosinos. Os melhores trabalhos poderão ser expostos lá no Parque Tecnológico, na Unisinos. Isso é uma ação importante do governo, pensando em fazer da escola um instrumento de pesquisa para os nossos jovens. É nossa obrigação como professor, como agente social, dar uma condição e valorizar o trabalho dos estudantes. Parabéns a toda a comunidade escolar e vida longa à Motic”, disse Vanazzi.
O secretário de Educação, Ricardo da Luz, ressaltou que a Motic representa tudo o que administração acredita para o ensino na cidade, valorizando e incentivando o trabalho do estudantes. “Quero agradecer toda a equipe envolvida por trás dessa grande feira e os nossos apoiadores, sem eles não seria possível fazer fazer algo dessa dimensão. Mas, acima de tudo, agradecer os nossos alunos e alunas, eles são as grandes estrelas da Motic, eles que fazem a feira acontecer. Nós temos sempre que ter em mente que a educação, há muito tempo, deixou de ser apenas o professor e os estudantes dentro de uma sala de aula, a educação é muito mais do que isso, é uma construção coletiva. E isso só é possível porque o conhecimento de cada um é importante para a construção dessa educação que a gente sonha”, disse.
Participaram da abertura da VII Motic São Leo a vice-prefeita, Paulete Souto; o presidente da Câmara de Vereadores, Ari Moura; o secretário Geral de Governo, Marcel Frison; as secretárias de Políticas para Mulheres, Vanessa Saraiva, e de Direitos Humanos, Lucimar Pedroso; o Ouvidor Geral do município, Diego Specht; o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner; os vereadores Dudu Moraes (PT) e Juliano Maciel (PDT); entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Apoiadores
São apoiadores da Motic São Leo 2019: Semae, Tecnosinos, Sesc, CFC Valderez, Sebratel, TVC RS, Rádio Nova Progresso, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Projeto Vida com Arte da Unisinos, Mob Kits – Robótica Educacional, Instituto Mix, Economia Solidária, Unisinos, Feevale, Tatiane Martins, Sesc e Ouvidoria. (SCom)
Mais notícias
- Edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado na quarta
- Sedettec inicia processo de auxílio aos empreendedores na declaração de Imposto de Renda para MEI
- Estado tem 83 pontos próprios para banho e sete impróprios
- Cartão SUS passa a ser confeccionado nas unidades de saúde
- Operação X-CON – Fase VIII prende duas pessoas em investigação a “golpe dos nudes”