sábado , 27 abril 2024
Home » Destaque » IFSul e Prefeitura inauguram Laboratório de Desenvolvimento de Projetos em São Leopoldo

IFSul e Prefeitura inauguram Laboratório de Desenvolvimento de Projetos em São Leopoldo




A Prefeitura de São Leopoldo e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) inauguraram o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos localizado no Centro de Eventos. A cerimônia que ocorreu nesta sexta-feira, 6 de maio, também foi marcada pelo anúncio de mais dois editais de seleção de estudantes para formação inicial e continuada do curso gestor de microempresa, voltado para pequenos empresários, e oficina de podcasts, exclusivo para professores da rede municipal.
O laboratório é um extensão do IFSul de Sapucaia do Sul e de acordo com o pró-reitor da instituição, professor Vinícius Martins, “trazer a educação pública, gratuita e de qualidade para este município é um momento histórico para o instituto”, podendo futuramente vir a tornar-se um campus São Leopoldo. “A educação é transformadora e permite a vocês alçarem voos muito maiores que não imaginavam antes”, disse o professor aos estudantes presentes na inauguração. Com a reitoria localizada em Pelotas, o IFSul tem 14 campus, conta com 185 cursos técnicos, 33 graduações,  17 especializações, 4 mestrado e 1 doutorado.
“Nós estamos vivendo um evento histórico, é uma primeira atividade de um futuro núcleo de escola técnica. Tenho certeza que em 2024 nós vamos ter uma escola técnica aqui na cidade e não uma extensão” afirmou o prefeito Ary Vanazzi. Para o chefe do executivo, o princípio básico é oportunizar o acesso a comunidade escolar da periferia.
A estudante Regina Ferreira da Silva, do curso de Agente Cultural, não imaginava voltar aos estudos aos 41 anos. “Quando a gente tem uma oportunidade como esta tem que agarrar, é o que eu sempre falo para meus filhos. Esse curso está sendo de muito valor, porque através dele eu sei que a minha vida vai mudar, que eu vou pra frente”, afirmou a aluno do EJA da EMEF João Goulart. Fabiane Silveira de Vargas, 24 anos e estudante da EMEF Paul Harris, está se preparando para o mercado de trabalho com o curso de operador de computador. “Quando a gente tem um curso a mais, as portas se abrem. E este é só o primeiro curso de muitos. O IFSul nos deu uma oportunidade muito grande e tem muita coisa que estamos aprendendo”, disse a jovem ao agradecer a oportunidade.
Estiveram presentes o pró-reitor do IFSul, Vinícius Martins, o diretor-geral do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Fabio Lemes; o chefe de ensino do IFSul Sapucaia do Sul Marceliu Adriano Diogo, o vereador Marcel Frison, o assessor de planejamento Nelson Luiz da Silva, a assessora de Assuntos Intersetoriais da Secretaria Municipal de Educação, Renata de Mattos.
Saiba mais
A Prefeitura e IFSul firmaram convênio de implementação de cursos de qualificação profissional, em março deste ano. As aulas ocorrerão no Centro de Eventos (Ceven), que passou por mudanças e reformas para abertura de salas e laboratórios. Serão ofertados seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sendo dois deles articulados com a EJA de São Leopoldo, em um convênio entre Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para cursos de agentes culturais e operador de computadores – que já estão em andamento. Na segunda-feira, dia 9, no site da IFSUL será lançado edital de seleção de estudantes para formação inicial e continuada do curso gestor de microempresa voltado para pequenos empresários e oficina de podcasts, exclusivo para professores da rede municipal.  Além destes, estão previstos os cursos de atualização tecnológica para educadores e de programação WEB para jovens do ensino médio.
SCom