sábado , 27 abril 2024
Home » Destaque » São Leopoldo é a sétima maior economia do Estado

São Leopoldo é a sétima maior economia do Estado




Conforme dados divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), nesta sexta-feira, 15, a cidade de São Leopoldo é a 7ª maior economia do Estado do Rio Grande do Sul. O órgão é vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os números são relativos ao ano de 2021. Essa defasagem ocorre por conta do modo de divulgação dos dados, que acontece após checagem do IBGE para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) definitivo.

No ano de 2020, a cidade estava na oitava colocação, compondo 2,08%, cerca de R$ 9,8 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Em 2021, São Leopoldo registrou uma pequena queda e fechou com 1,87% do PIB do Estado, representando cerca de R$ 11 bilhões.

A gestão pública vem nos últimos anos trabalhando para o desenvolvimento socioeconômico do município. Foram ampliados e criados programas que garantem maiores oportunidades para a população. Dentre eles, o Programa 3 Mil Talentos TI, capacitando jovens na área de tecnologia; o Tudo Fácil Empresas, que garante a abertura de uma empresa em 10 minutos; Programa Cidade Empreendedora e o lançamento do projeto Senai Lab – Trilhas de Aprendizagem, que irá disponibilizar em 2024 até 450 vagas em formação mecatrônica. Além de todos eventos e atividades promovidos pela comunidade leopoldense, que são apoiadas pelo governo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, é uma imensa satisfação ver o crescimento de São Leopoldo no ranking da economia gaúcha. “Temos nos mantido sempre entre os 10 maiores PIBs do RS, demonstrando que temos uma matriz produtiva pujante e resiliente. O planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico de São Leopoldo nos próximos anos é sólido e nos faz acreditar que teremos bons anos pela frente”, concluiu.

Fonte: Scom/PMSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *