sábado , 27 abril 2024
Home » Destaque » Governo do Estado simplifica caminho para solicitação de abertura de empresas

Governo do Estado simplifica caminho para solicitação de abertura de empresas




O governo do Estado irá unificar, a partir desta sexta-feira (15/12), o caminho para solicitação de abertura de empresas nos 497 municípios do Rio Grande do Sul. O sistema Tudo Fácil Empresas, projeto criado em 2021, será a referência para todos os pedidos, qualquer que seja a classificação de risco do empreendimento.

O movimento para a unificação dos sistemas do Tudo Fácil Empresas e da RedeSim, até então também utilizada para as solicitações, surgiu a partir de levantamento do DescomplicaRS, projeto liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e desenvolvido pela Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A iniciativa visa simplificar ainda mais os caminhos para o empreendedor.

Nas 44 cidades que já adotaram o fluxo rápido do Tudo Fácil Empresas, os pedidos que se enquadram em uma das 770 atividades consideradas de baixo risco ambiental, de incêndio e sanitário continuam com o prazo para abertura das empresas em até dez minutos e com isenção de taxas de abertura. Nos municípios que ainda não aderiram ao fluxo rápido, o tempo para avaliação dos empreendimentos de baixo risco não foi alterado, devendo os interessados buscarem a Junta Comercial para aprimorar seu sistema. As solicitações que se enquadrarem nas demais categorias (médio e alto risco) a partir de agora serão beneficiadas com entrada única para abertura de empresas estendida a todos os 497 municípios do Estado.

“Ao analisar os números de abertura de empresas pelo Tudo Fácil Empresas no início de 2023, o Descomplica identificou a perda de usuários do fluxo rápido para o fluxo de médio e alto risco, ou seja, empreendedores que poderiam estar se beneficiando da abertura em até dez minutos estavam realizando as solicitações no sistema de maior complexidade. Com a atualização, vamos reverter o quadro”, destaca a titular da SPGG, Danielle Calazans.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, avalia que a mudança vai agilizar os processos e facilitar o controle das informações e o acesso a elas. “O governo do Estado exerce seu papel de entregar mecanismos informatizados para auxiliar os empreendedores e também de acompanhar os desdobramentos, revisando os sistemas e trazendo melhorias, como essa unificação que oferece um ganha-ganha para todos os envolvidos na operação”, afirma Polo.

Tudo Fácil Empresas

Até dezembro de 2023, 44 municípios do Rio Grande do Sul já haviam aderido ao fluxo rápido do Tudo Fácil Empresas. Coordenada pelo DescomplicaRS, pela JucisRS e pelo Sebrae-RS, a plataforma tornou o processo de abertura de empresas com atividades de baixo risco gratuito, ágil e sem burocracia, de forma gratuita e on-line. No momento, outros 106 municípios estão em fase de implantação da plataforma.

“Com a nova atualização, a ferramenta irá unir o Fluxo Rápido ao Tradicional, gerando mais facilidades para o empreendedor e fomentando a economia, além de proporcionar emprego e renda”, ressalta a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback.

Fonte: Ascom SPGG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *