segunda-feira , 29 abril 2024
Home » Desenvolvimento » São Leopoldo tem melhor saldo positivo na geração de emprego dos últimos três anos

São Leopoldo tem melhor saldo positivo na geração de emprego dos últimos três anos




A cidade de São Leopoldo tem saldo positivo na geração de empregos no período de 2019 a 2021. O município tem uma variação positiva de 1.360 no acumulado no número de pessoas no levantamento do Núcleo de Excelência – Competitividade e Economia Internacional (CEI) da Unisinos.
Os dados foram apresentados ao prefeito Ary Vanazzi pelo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, nesta quinta-feira, 19 de maio.
As variações mais positivas são da fabricação de máquinas e ferramentas (1.154) e serviço de tecnologia da informação (734). Os últimos setores com saldo negativo que encabeçam a pesquisa foram: Construção de edifícios (-633); Restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas (-479).
Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o desenho é fruto de políticas de amparo durante a pandemia. “É um acerto que nós tivemos nos últimos três anos, durante uma pandemia. Tivemos um processo democrático no Comitê de Combate a Covid-19, onde participaram setores produtivos, a prefeitura e a sociedade e também pela decisão de nunca fechar as empresas. Agilizamos os processos de liberação de investimentos e empreendimentos, mas pensando na vida das pessoas”, disse.
“Os dados deste levantamento são de extrema relevância, pois fazem um apanhado do estoque de empregos no período pré-Pandemia, no auge dela e no início do pós. E, também, evidencia que São Leopoldo obteve o melhor resultado no Estado na comparação com municípios do mesmo porte: fomos quem menos perdeu postos de trabalho e ainda conseguindo abrir novas vagas. Cuidamos da saúde e da economia, e agora seguimos no planejamento de um novo ciclo de desenvolvimento da cidade”, comentou o secretário Juliano Maciel.
O coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, Marcos Lélis, destacou que a maioria dos setores estão voltando aos números que tinham no período pré-pandemia. “Muitos setores não voltaram por completo ainda. Além disso, as empresas estão recontratando, mas com salário menor, o que chamamos de mudança de composição. Porém a renda média está caindo em termos de salário mínimo e não acompanha a inflação”, falou.
A pesquisa contabiliza ainda dados dos municípios de Novo Hamburgo, Gravataí e Canoas, os quais têm resultados menores que em São Leopoldo no mesmo período. O estudo ainda traz a união de três cidades: Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom, e que mostra saldo positivo menor que o município leopoldense.
SCom