sexta-feira , 26 abril 2024
Home » Consumo » Procon orienta consumidores sobre compras do Dia das Crianças

Procon orienta consumidores sobre compras do Dia das Crianças




 

procon

O dia de 12 de outubro, além de feriado nacional, é uma data de grande apelo comercial. O consumidor, diante da grande variedade de ofertas, deve ser cauteloso no momento da compra, pesquisando e evitando comprometer a sua renda para os meses futuros. O Procon, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas de consumidores, estará neste sábado, dia 07 de outubro, das 9h às 12h, na rua Independência, nas proximidades da Escola Estadual Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo, rua Independência, 836, Centro.

Conforme o diretor do Procon Municipal, Clovis Okada, esta ação também possibilitará aos consumidores que não conseguem comparecer no Procon durante a semana possam esclarecer as suas dúvidas. “É muito importante que os consumidores percebam e conheçam o trabalho que é desenvolvido no Procon. Algumas vezes, o munícipe deixa de exercer a sua cidadania por desconhecer os seus direitos. Nas demandas que envolvem relação de consumo, o município propicia um atendimento gratuito aos residentes de São Leopoldo”, esclarece Okada.
Em caso de chuva, a ação será realizada nos dias 10 e 11 de outubro, no mesmo local, entre às 15h e 17h.

Onde fica o Procon

O Procon fica no primeiro andar do Centro Administrativo, avenida Dom João Becker, 754. O horário de atendimento ao público é das 10h às 16h, com distribuição de senhas até às 15h. O telefone de contato é o 2200-0355 e o tridígito 151.



Dicas de compras

Sempre que possível, teste o funcionamento dos produtos ainda na loja. Questione ao fornecedor como funciona a política de trocas. É importante que o consumidor tenha conhecimento que o Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a realizar a troca de produtos que não serviram ou não foram do gosto de quem recebeu.

– Evite produtos procedentes de mercado informal ou que não foram inspecionados e/ou testados de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Produtos sem certificação podem trazer riscos e causar danos à saúde. A certificação de órgãos como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) pode ser verificada através de um selo de segurança.

– Leia atentamente as informações contidas na embalagem do produto. Em caso de brinquedos, deve trazer informações claras e precisas em português, sobre as características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia e eventuais riscos que podem oferecer à criança, assim como deve indicar a adequação à idade ou faixa etária. Se o produto for importado, verifique antes da compra se possui assistência técnica no Brasil.

– A lei nº 13.455/2017 autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Assim, o consumidor que optar realizar o pagamento à vista, em dinheiro, poderá “pechinchar” um preço melhor.

– Pesquise os preços. Você poderá se surpreender com a variação de um estabelecimento para o outro.

– Podendo optar, adquira o saudável hábito da comprar à vista. É uma forma de evitar imprevistos futuros e endividamentos.

-Exija sempre a nota fiscal. É a sua garantia para exigir os seus direitos de consumidor.

 

Fonte: Decom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *