sexta-feira , 26 abril 2024
Home » Sem categoria » Seminário aproxima rede de saúde de São Leopoldo e universidade

Seminário aproxima rede de saúde de São Leopoldo e universidade




Seminário. Foto: SCom

Compreender a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da formação acadêmica. Com esse intuito, a Secretaria da Saúde de São Leopoldo, através do Núcleo Municipal De Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), promoveu no dia 21 de maio o Seminário Integrador Ensino Serviço. Na abertura do encontro, realizado no auditório Bruno Hammes, na Unisinos, o secretário Ricardo Charão afirmou que, para ampliar a cobertura do SUS, é preciso que trabalhadores e população se unam para manter o que já foi conquistado.

Temos que reconfigurar a participação popular. Se não conseguirmos mostrar à população o que representam essas perdas, não teremos força para ampliar e fortalecer o SUS”, alertou Charão. Ele acrescentou que os SUS prevê a participação social. “Não há política pública sem democracia. Por isso, desde o início da formação profissional é importante que se tenha contato com as necessidades básicas dos usuários”, acrescentou diante da plateia composta por servidores da rede básica de saúde e alunos dos diversos cursos relacionados com a área. A Prefeitura conta com 254 estudantes da graduação e 40 da pós-graduação atuando na rede em parceria com Ulbra, UFRGS, Unisinos, Hospital Centenário, escola Técnica do Sinodal e Senac.

Na sequência, a professora Miriam Dias, do Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social da URFGS, falou da necessidade de identificação dos problemas cotidianos referentes à saúde e à organização do trabalho para a formação e o desenvolvimento dos profissionais. “A responsabilidade pela educação na saúde está incluída na agenda de gestão do SUS. Nos últimos anos reorientamos a formação profissional, implantamos o Programa de Educação para Trabalho em Saúde (PET), mas é possível avançar mais”, destacou.

Durante a tarde foram apresentados projetos exitosos da Prefeitura, com destaque para a proposta do curso de medicina e as experiências com residentes em saúde na Padre Orestes e Cohab Duque. 

Fonte: SCom



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *