terça-feira , 30 abril 2024
Home » Geral » Começam os preparativos para o Carnaval de São Leopoldo

Começam os preparativos para o Carnaval de São Leopoldo




O lançamento do carnaval de São Leopoldo ocorreu no sábado, 26 de janeiro, rua Conceição (ao lado Escola Estadual Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo), no Centro. A cerimônia contou com a participação da comunidade carnavalesca e de representantes das escolas de samba de São Leopoldo. Mais uma vez o carnaval não terá verba pública. As próprias escolas estão captando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O desfile será no dia 9 de março, na avenida Dom João Becker, a partir das 18h. Além da participação das escolas Acadêmicos do Rio Branco, Alambique Leopoldense, Estação Primeira de São Léo, Imperadores do Sul, Império do Sol e Leões da Feitoria, também passarão pela avenida blocos formados por entidades e grupos de carnaval da cidade. As vencedoras serão conhecidas após apuração no dia 10 de março que ocorrerá no Ginásio Municipal Celso Morbach.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, destacou que o carnaval é parte da história do Município e é preciso fortalecer a tradição. “Vamos fazer um grande carnaval. Mais uma vez as escolas vão captar recursos para a realização do desfile. As muambas descentralizadas levarão a festa para a periferia da cidade”, disse o secretário.

Também participaram do ato a vice-prefeita Paulete Souto; o presidente da Câmara de Municipal, Ari Moura; das secretárias municipais de Administração, Angélica Severo; dos Direitos Humanos, Lucimar Pedroso; dos secretários municipais de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima; do Esporte e Lazer, Rogério de Brito e do vereador Fabiano Haubert.

Corte

No dia 9 de fevereiro, será escolhida a corte do Carnaval 2019, durante uma festa no Centro de Eventos, com show de escolas de samba de Porto Alegre. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), localizada na rua Osvaldo Aranha, 934 e seguem até o dia 25 de janeiro. Podem participar meninas maiores de 18 anos, moradoras de São Leopoldo e não precisam ter vínculo com nenhuma escola de samba. O regulamento completo está disponível na Secult.

Muambas

Serão seis festas populares organizadas pelas escolas nas comunidades do município.

Dia 10 de fevereiro

Escola: Acadêmicos do Rio Branco

Local Praça Josias Samuel Martins de Lima, no bairro Santo André

Dia 16 de fevereiro

Escola: Os Leões da Feitoria

Local: rua Singapura, bairro Feitoria

Dia 17 de Fevereiro

Estação Primeira

Local: avenida Leopoldo Wasun, na Vila Brás.

Dia 23 de fevereiro

Escola Império do Sol

Local: rua Lindomar de Borba, bairro São Miguel

1º de Março

Escola: Alambique Leopoldense

Local: nas proximidades do campo Arapuca da Baixada, bairro São Miguel.

Dia 3 de Março

Escola: Imperadores do Sul

Local: avenida das Indústrias, no bairro Duque de Caxias.

Mostra de Sambas Enredos

A apresentação dos Sambas Enredos será no dia 24 de fevereiro, na quadra da Império do Sol. (SCom/PMSL)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *