domingo , 28 abril 2024
Home » Covid-19 » Comitê Covid aprova mudança de obrigatório para recomendado o uso de máscara em ambientes fechados

Comitê Covid aprova mudança de obrigatório para recomendado o uso de máscara em ambientes fechados


A exceção é nos serviços de saúde



O Comitê Municipal de Atenção à Covid-19, espaço de diálogo entre as entidades da sociedade civil e do poder público, reuniu nesta segunda-feira, 4 de abril, para analisar a situação da pandemia do coronavírus em São Leopoldo. Diante do avanço da vacinação, com mais de 80% da população imunizada com a primeira dose, o que tem resultado a diminuição do número de casos positivos, e das internações no Hospital Centenário, foi aprovada a retirada do decreto da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes fechados de São Leopoldo, mantendo-se a recomendação do uso, especialmente em ambientes de maior circulação de pessoas.

A decisão do colegiado embasou a emissão do novo decreto n.º 10.094/2022 pelo prefeito Ary Vanazzi, em vigor a partir da terça-feira, 5, que torna facultativo o uso da máscara de proteção individual em ambientes fechados, com exceção de espaços de saúde, por serem ambientes que oferecem maior risco de contaminação e pessoas em situação de vulnerabilidade. A manutenção da obrigatoriedade nos ambientes escolares será discutida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde e Educação (COE-E), órgão que vem discutindo e deliberando sobre os espaços de educação desde o início da pandemia. A apresentação do passaporte vacinal nos estabelecimentos segue sendo obrigatória.

No encontro, o comitê também salientou que segue a orientação para a utilização das máscaras em ambientes de grande circulação e aglomeração, para que a cidade não venha a regredir no contágio e número de casos positivos.

Conforme dados divulgados na última sexta-feira, 1º de abril, São Leopoldo tem 80,14% da população vacinada com a primeira dose, com 191.160 doses aplicadas, 70,62% com a segunda ou dose única, com 168.719 doses aplicadas e 34,25%, ou seja, 83.699 já receberam a terceira dose. Na última semana os idosos acima de 80 anos, com 4 meses de intervalo da terceira dose, começaram a receber a 4ª dose.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor reforçou que o uso de máscara foi essencial em todo período pandêmico, auxiliando no controle de casos e contaminação, e que neste momento é possível com o número de casos e internações reduzidas, haver essa flexibilização: “São Leopoldo enfrentou a pandemia com muito diálogo, muita seriedade e isso resultou em termos os menores índices de letalidade pela Covid entre as cidades de grande porte, e isso com o esforços de todos, conseguimos melhorar este quadro da pandemia, claro que ela ainda não acabou, por isso precisamos nos manter conscientes. Vamos seguir monitorando a situação da doença na cidade, para que mantenhamos o controle”, ressaltou Nelson

De acordo com o novo titular da secretaria de Saúde, Diego Pitirini, a gestão segue preocupada com os números de vacinação na cidade, e que é dever da população se manter consciente e buscando a imunização. “Estamos voltando a um patamar de diminuição de casos, a procura por atendimentos e serviços tem diminuído bastante. Nossa preocupação segue sendo a vacinação, principalmente nas crianças, precisamos continuar conscientizando a população da importância da imunização”, salientou Diego.

A presidente do Hospital Centenário apresentou a situação de ocupação de leitos da fundação e ressaltou que este é um dos momentos mais tranquilos desde o início da pandemia “Estamos vivendo um dos períodos mais tranquilos desde o início da pandemia. Conseguimos nos organizar após a decisão do Ministério da Saúde, com a diminuição dos leitos públicos, visando garantir o bem estar dos nossos pacientes”, disse a presidenta Lilia. Hoje o hospital se encontra com dois pacientes adultos em ventilação mecânica e um bebê em isolamento na pediatria.

 

Confira o decreto na íntegra clicando aqui

SCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *