domingo , 28 abril 2024
Home » Cultura » Delegação de São Leopoldo inicia intercâmbio cultural no Uruguai

Delegação de São Leopoldo inicia intercâmbio cultural no Uruguai




A delegação de São Leopoldo, que está participando de um intercâmbio cultural no Departamento de Canelones (Uruguai), desembarcou no país vizinho na sexta-feira, 20 de maio. O grupo foi recebido na Asociación General de Autores del Uruguay, onde ficam os alojamentos. Ocorreu uma apresentação dos agentes culturais leopoldenses e dos integrantes do governo de Canelones e uma dinâmica de grupo.

 

O diretor-geral de Cultura, Sérgio Machin, falou sobre alguns eventos e manifestações culturais que a delegação irá acompanhar do Departamento de Canelones. “Para nós é muito importante a presença de vocês aqui. Este local onde estamos está sendo reformado para abrigar diversos projetos que envolvem as mais variadas manifestações artísticas e culturais. Queremos que vocês consigam aproveitar ao máximo as oficinas, apresentações e equipamentos culturais das nossas cidades”, afirmou.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Pedro Vasconcellos, afirmou que em Canelones os artistas leopoldenses terão uma excelente oportunidade para mostrar sua arte. “Experiência muito rica pelo momento histórico que temos nessa época do ano aqui. Nossa expectativa é grande pois sabemos que será uma programação intensa. Agradecemos em nome da prefeitura pela acolhida. Essa é a ideia do intercâmbio, possibilitar e planejar interações de linguagens e expressões culturais dos representantes de São Leopoldo”, afirmou. 

Na parte da tarde, o grupo conheceu o Museo Arqueológico Professor Antonio Taddei. Possui um acervo constituído por material paleontológico e fundamentalmente arqueológico. A coleção arqueológica de Taddei, que é a base das coleções do museu, vem das coleções e escavações realizadas por Antonio Taddei nas décadas de 50, 60 e 70 no córrego Catalán Chico, Río Negro medio, Río Tacuarembó Grande, Colonia – Concórdia entre outros lugares. Os materiais incluem cerâmica, líticos e restos de ossos humanos. Contém sessenta e seis mil peças pertencentes às culturas indígenas que habitaram este território, entre as quais pontas de projéteis, pontas de rabo de peixe, bolas, discóides e restos de talha. Existem também raspadores, e facas, almofarizes e pilões, sepulturas humanas e seus materiais associados (bens funerários).

A noite foi reservada para uma ópera Teatro Atahualpa del Cioppo. O grupo acompanhou o concerto de graduação de Mariana Leal e Gabriela Briozzo, que são estudantes de la cátedra de Canto del Conservatório Departamental de Música, Dirección de Cultura do Governo de Canelones. As alunas interpretaram obras de Mozart, Puccini, Schubert e Strauss.

Dentro do intercâmbio, ainda estão previstas mais duas viagens de integração. 

A delegação leopoldense fica em Canelones nos dias 20, 21 e 22 de maio e a delegação de artistas uruguaios vem para São Leopoldo em agosto.

SCom