domingo , 28 abril 2024
Home » Entretenimento » Don’t Look Up´inspira conversas poderosas sobre a crise climática

Don’t Look Up´inspira conversas poderosas sobre a crise climática




Na sua superfície, Don’t Look Up é uma comédia fictícia sobre um cometa em rota de colisão com a Terra. Mas nas semanas desde o lançamento em 24 de dezembro na Netflix, inspirou algumas discussões muito sérias sobre as mudanças climáticas – e a necessidade de ação.

Estrelado pelos vencedores do Oscar Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio, o filme de Adam McKay centra-se em dois astrônomos que fazem uma turnê de mídia para alertar a humanidade sobre um cometa destruidor de planetas que se aproxima da Terra. O único problema? Muito pouco está sendo feito sobre isso.

Muitos cientistas climáticos e cientistas comportamentais que estiveram na linha de frente da crise climática acreditam que o Don’t Look Up oferece uma lição importante sobre como podemos olhar para esta crise em curso através de uma nova lente para, esperamos, inspirar ações.

“É uma história de advertência sobre a crise climática costurada pelo humor mordaz característico de McKay. Essa é a colher de açúcar que faz o remédio descer”, escreveu o Dr. Michael E. Mann, professor de ciências atmosféricas, autor e diretor do Earth System Science Center da Penn State University, em um editorial para o The Boston Globe . 

Em um ensaio para a Forbes , o Dr. Marshall Shepherd, diretor do Programa de Ciências Atmosféricas da Universidade da Geórgia (UGA) elogiou o filme como “um comentário em camadas sobre a crise climática, negacionismo e a falta de ação em um problema iminente”.

Apesar de todo o seu humor, partes de Don’t Look Up atingiram os cientistas climáticos, defensores e psicólogos do clima, muitos dos quais se viram nos personagens principais do filme, Dr. Randall Mindy (DiCaprio) e Kate Dibiasky (Lawrence). 

O cientista climático e autor Dr. Peter Kalmus chamou Don’t Look Up como “o filme mais preciso sobre a terrível não resposta da sociedade ao colapso climático que eu já vi” em um artigo para o The Guardian . 

Dr. Michael Svoboda, professor assistente de redação na Universidade George Washington, deu um passo adiante em uma história para a Yale Climate Connections : filme de ficção mais influente ‘sobre’ as mudanças climáticas”.

Xiye Bastida, ativista climática juvenil mexicano-chilena e organizadora do Fridays for Future, que faz parte do grupo consultivo independente de especialistas em sustentabilidade da Netflix , espera que o filme inspire o público a agir.

Ao contrário do filme, não é tarde demais para mudar de rumo, como as psicólogas climáticas Dra. Barbara Hofer e Dra. Gale Sinatra escreveram recentemente em um artigo para The Conversation . “A diferença mais importante entre a premissa do filme e a atual crise iminente da humanidade é que, embora os indivíduos possam ser impotentes contra um cometa, todos podem agir decisivamente para parar de alimentar as mudanças climáticas.” 

Para aqueles que procuram fazer exatamente isso, a Don’t Look Up e a organização sem fins lucrativos Count Us In lançaram recentemente um microsite climático que fornece mais informações sobre a crise climática e medidas significativas que todos podemos tomar em direção a um planeta mais seguro. Visite count-us-in.com/dontlookup para obter mais informações.

(Netflix)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *